Programas de desporto e atividade física da UC suspensos este ano letivo

16 abril, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Na sequência do anúncio da suspensão de toda a atividade letiva presencial na Universidade de Coimbra (UC), até ao final do ano letivo 2019/2020, devido à situação de emergência no contexto da pandemia de Covid-19, todas as atividades desportivas presenciais promovidas pelo Gabinete do Desporto da Universidade de Coimbra (GDUC) estão igualmente suspensas. Por isso, as competições em curso e o programa de atividades não poderão ser terminados.

Com a suspensão das atividades presenciais, o GDUC em parceria com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e com o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra (NECDEF/AAC), desenvolveu e lançou o programa “UC+Ativa em casa”. A iniciativa, tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e mental, procurando minimizar os índices de fadiga e saturação emocional que resultam do isolamento social recomendado pela Direção Geral de Saúde (DGS). O programa conta já com 11 planos de treinos disponíveis e adaptados a 3 níveis de prática, introdutória, intermédia e avançada.

A participação nas atividades desportivas na UC no ano letivo 2019-20 cresceu significativamente comparativamente aos anos anteriores. Nos Jogos Universidade de Coimbra (JUC), a “Liga Académica” (estudantes) viu o seu modelo organizativo alterado com três fases de apuramento e com um envolvimento direto da Associação Académica de Coimbra (AAC) e dos seus núcleos de estudantes.

No ano letivo de 2018-19, cerca de 1000 pessoas participaram numa das 10 modalidades dos JUC. Número que foi largamente ultrapassado na edição de 2019-20 contando com mais de 2600 participantes, entre estudantes (Liga Académica); estudantes das residências universitárias (Liga Inter-Residências); docentes, investigadores, corpo técnico (Liga Minerva); antigos estudantes Liga (Alumni) e profissionais de empresas de inovação e investigação parceiras da UC (Liga 2Is

Nas atividades do “Experimenta” participaram 292 elementos da comunidade académica e no “Desporto nas Residências” participaram 45 estudantes. Já o Programa de Apoio ao Alto Rendimento, apoiou 24 estudantes e 115 estudantes usufruíram do Estatuto de Estudante Atleta, estatuto que viu o seu Regulamento, no entretanto alterado e publicado a 6 de outubro de 2019 dando cumprimento acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2019. Número mais reduzido, devido à suspensão de todas as competições federadas.

O GDUC espera em breve retomar a atividade e reforça a importância do desporto e da atividade física para a saúde e bem-estar de todos, ajudando a conhecer o nosso corpo e os nossos limites.

O Desporto na Universidade de Coimbra no ano letivo 2019-2020 em números:

GDUC