Projeto “3Cs - Cycling, Campus & City” arrancou em Coimbra

O projeto, que decorre até 2025, pretende promover a sustentabilidade através do desporto.

23 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra recebeu os parceiros do projeto 3Cs - Cycling, Campus & City, em Coimbra, para a primeira reunião de trabalho que se focou, sobretudo, no planeamento dos vários módulos previstos no projeto e dos respetivos comités.

O 3Cs, que decorre até 2025, pretende promover a sustentabilidade através do desporto, desenvolvendo para isso estratégias que possibilitem às suas comunidades optar, cada vez mais, por meios de deslocação ativos e ecológicos, com principal enfoque na utilização da bicicleta e nas deslocações entre o campus e a cidade.

O projeto propõe-se a identificar boas práticas e recolher os dados de um grupo piloto que será a base de análise das medidas a implementar. Para isso será utilizada a ferramenta 3Cs e serão implementadas estratégias que contribuam para a alteração de comportamentos e para a sensibilização da importância da adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Durante o projeto, serão ainda identificadas as melhores rotas e quais as necessidades infraestruturais para o alcance destes objetivos. O projeto culminará com a publicação do Manual 3Cs e com a realização de uma estafeta ecológica e ativa que terá como ponto de partida Coimbra e que passará por todos os países envolvidos no projeto.

Para o Vice-Reitor com o pelouro do Desporto, Qualidade e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, “foi com muita satisfação que se deu o pontapé de saída deste projeto através desta kick-off meeting realizada em Coimbra. A UC, ao coordenar um projeto desta dimensão e tipologia, concorre para uma sua dupla missão, tanto no âmbito de captação de financiamento competitivo, como na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis na sua comunidade. Mais, este projeto, permite o alavancar da UC no reconhecimento internacional, dada a importância e o número de parceiros envolvidos, assim como, no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade. Trata-se de um projeto para três anos, findo o qual se espera que a UC atinja patamares de competência e operacionais bastante elevados.”

O 3Cs é co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus +, num total de 400 000,00€ e é constituído pelo seguinte consórcio:

Universidade de Coimbra
Union Europeenne Cyclotourisme