Projeto de investigação e edição vai criar biografia de Mário Ruivo

A publicação da obra resultante do projeto “Homo Oceanus - Mário Ruivo, uma Biografia” está prevista para 2027.

30 abril, 2025≈ 3 mins de leitura

© DR

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) está a desenvolver o projeto “Homo Oceanus - Mário Ruivo, uma Biografia”, liderado pelo docente da FEUC, Álvaro Garrido. A publicação da obra vai ter lugar em 2027, através da editora Temas & Debates.

Mário Ruivo (1927-2017) foi uma das principais figuras portuguesas do século XX. Personalidade humanista, o seu contributo foi decisivo para o novo regime de governação do Oceano, associado às convenções das Nações Unidas sobre Direito do Mar, e foi precursor no estudo dos fundos marinhos e da Plataforma Continental.

Num momento em que as sociedades humanas enfrentam uma crise ecológica global e o conhecimento do Oceano se alarga a novas fronteiras e recursos, conhecer a vida de Mário Ruivo e sua ação científica e institucional significa dar expressão a uma ética social de longo prazo. São esses os objetivos fundamentais deste projeto de biografia.

Este projeto de investigação implica um trabalho de pesquisa multidisciplinar e de âmbito internacional. A biografia de Mário Ruivo inclui pesquisa em arquivos portugueses e internacionais: Fundação Mário Soares e Maria Barroso; Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Biblioteca do IPMA; Arquivo de Ciência & Tecnologia da FCT; Arquivos da UNESCO, Paris; Arquivos da FAO, Roma; Laboratoire Arago, Baynlus sur Mer.

Conta com o apoio de diversas entidades: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oceano Azul, Delta Cafés, Fundação Engenheiro António de Almeida, Associação dos Portos de Portugal, Câmara Municipal de Ílhavo, Mútua dos Pescadores.

Partindo da História institucional e das relações internacionais, o projeto inclui referências de Direito do Mar, Biologia e Oceanografia. Além das fontes documentais, prevê-se um conjunto de entrevistas com personalidades da ciência e diplomacia que conheceram de perto Mário Ruivo e com ele trabalharam. O acesso a documentação privada beneficia do apoio da família de Mário Ruivo, nomeadamente de Maria Eduarda Gonçalves.

Partilhe