Projeto Mecenato Alumni UC abre portas e reforça a ligação entre gerações

Ao abrigo deste projeto, Patrícia Cruz é a primeira estudante a receber apoio de um Alumni UC.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
17 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Salvador Canelas é antigo estudante de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), curso que terminou em 2008. Hoje, encontramos o Alumni UC na TravelPerk, em Madrid, Espanha, uma startup que recentemente alcançou o estatuto de empresa unicórnio.

“Olhando para trás, acho que existiram três fatores fundamentais para poder progredir profissionalmente e ter alguma estabilidade: a família, amigos e a licenciatura em Engenharia Informática da UC”, conta Salvador Canelas. “Perguntei a mim mesmo, como posso contribuir para que outros tenham acesso a essa plataforma que é a Universidade e uma licenciatura, e aqui estamos”.

O apoio materializou-se em forma de uma bolsa, direcionada a atuais estudantes. Salvador Canelas revela que houve algumas condições para a seleção, “maioritariamente derivadas de experiências pessoais”. Ser estudante de engenharia é um exemplo, no entanto, o Alumni UC indica que “um dos pontos fundamentais” era, embora existisse alguma carência económica, não houvesse possibilidade de usufruir de bolsa dos atuais mecanismos de apoio, e assim, se permitisse que continuassem o percurso académico.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Depois de tomar conhecimento da bolsa, Patrícia Cruz candidatou-se e é a primeira contemplada pelo projeto Mecenato Alumni UC.

A frequentar hoje o terceiro ano de Engenharia e Gestão Industrial, Patrícia Cruz, acredita que "estes contributos [de antigos estudantes] são muito importantes para o percurso escolar". O apoio e reconhecimento "por parte de pessoas que já estiveram na nossa posição é muito importante", acredita a estudante, natural de Coimbra.

“Mesmo que pensem que não dá em nada, não custa tentar”, acrescenta Patrícia Cruz. A estudante garante que o processo serviu também para “refletir sobre tudo o que fizemos até agora”. “Devem investir no projeto porque pode vir daqui algo bom", afirma.

O projeto Mecenato Alumni UC arranca agora, mas Salvador Canelas espera que continue no futuro, com outros antigos estudantes. “É uma boa maneira de continuar a abrir as portas e contribuir para que mais pessoas possam aceder ao Ensino Superior”.

Para mais informações sobre o projeto e forma de contribuir consulte o Programa de Mecenato Alumni em https://alumni.uc.pt/mecenato/ ou contate: alumni@uc.pt.