Projeto na área da literacia em saúde junta (à mesa) ciência e gastronomia em Coimbra

Promover estilos de vida saudáveis e aproximar a população da ciência, fomentando a literacia em saúde, é o objetivo das sessões “À Mesa com Saúde”.

FF
FMUC
14 março, 2023≈ 4 mins de leitura

“À Mesa com Saúde” é o mote do mais recente projecto de literacia em saúde, promovido pela FMUC e pelo iCBR, em parceria com a EHTC, e vai levar a cabo uma série de sessões de literacia para a saúde, tendo como tema central “ciência e gastronomia”, e nas quais vão ser abordadas questões relacionadas com algumas doenças e a sua prevenção através da alimentação. A realizar-se no próximo dia 24 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a primeira sessão daquele que será um jantar comentado terá como tema central as Doenças Cardiovasculares.

Esta é uma iniciativa que reúne não só cientistas e clínicos da FMUC e do iCBR para abordar os aspetos mais relevantes associados a determinadas doenças, as quais poderão ter origem em erros alimentares ou serem agravadas pelos mesmos, como também envolve reconhecidos chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que estarão presentes a confecionar o jantar de acordo com aquilo que devem ser hábitos alimentares saudáveis, seja através dos alimentos utilizados ou do modo de os confecionar.

Nesta primeira sessão dedicada às Doenças Cardiovasculares, a aposta passa pela eliminação ou substituição do sal ou de gorduras saturadas, e confeção de alimentos potenciadores da saúde cardiovascular. Como explica o José Luís Marques, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, “a Dieta Mediterrânica, classificada como Património Mundial Imaterial pela Unesco, faz parte do bilhete de identidade da gastronomia portuguesa. A sua riqueza nutricional complementada com o uso de ervas aromáticas, em detrimento do sal, permite-nos, em termos gastronómicos, trabalhar os produtos de uma forma única, promovendo o prazer da boa comida, sem comprometer a saúde cardiovascular.”

Pensado para toda a população, o ciclo de jantares comentados procura, à luz da ciência, dar a conhecer o impacto da alimentação na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população. “É fundamental que todos percebam que a boa alimentação auxilia na prevenção e tratamento de doenças. Enquanto agentes de produção de conhecimento, acreditamos que é importante esta reflexão para que se perceba o real impacto que a alimentação tem na nossa vida” acrescenta Henrique Girão, Diretor do iCBR.

No que se refere às atividades relacionadas com a promoção de estilos e hábitos de vida saudáveis, em destaque nestas sessões, Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, considera que esta é uma questão que se assume como prioritária quando pensamos em literacia em saúde: “Mais do que tratar doenças é fundamental preveni-las e a melhor forma de o fazer é através da promoção da saúde. Intervir e fornecer informação e formação na área da saúde, alimentação saudável e exercício físico, bem como promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis na população, é uma preocupação que tentamos incutir.”
Mais informações e inscrições no jantar “À Mesa com Saúde” disponíveis através do email amesacomsaude@fmed.uc.pt.