Projeto PRODEMO galardoado com prémio do Serviço Europeu de Ação Cidadã | ECAS-UE

Além de uma equipa do CES-UC, coordenada por Giovanni Allegretti, o trabalho teve como parceiros o PROGEU-Progress na União Europeia, o Programma Integra Società Cooperativa Globale e a The Democratic Society.

CC
CES-UC
13 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O projeto de investigação PRODEMO | Promoção do envolvimento democrático por meio de dispositivos móveis, do qual o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra foi parceiro, foi distinguido pelo Serviço Europeu de Ação Cidadã (ECAS-UE), pelo seu trabalho na área da Inovação em Cidadania Europeia. O projeto visava contribuir para o aumento da consciencialização sobre direitos eleitorais da União Europeia (UE) e promover a participação democrática dos cidadãos comunitários migrantes na UE.

Financiado pelo Programa Direitos, Igualdade e Cidadania da Comissão Europeia, o PRODEMO, que decorreu entre março de 2020 e março de 2022, foi liderado pela Universidade de Roma 'La Sapienza'. Além de uma equipa do CES-UC, coordenada por Giovanni Allegretti, teve como parceiros o PROGEU-Progress na União Europeia, o Programma Integra Società Cooperativa Globale e a The Democratic Society.

Fundado em 1991, o ECAS foi a primeira organização da sociedade civil a acompanhar o crescimento da cidadania da UE, sendo um dos seus mais dedicados promotores. À medida que ambos entram na sua 4.ª década, os ECAS Anniversary Awards 2021 relativos a 2021 tinham como objetivo olhar o futuro, visando incentivar o desenvolvimento da cidadania da UE.

Com esse objetivo, os ECAS Anniversary Awards 2021 procuraram facilitar o fluxo de ideias inovadoras sobre como enriquecer a cidadania da UE com novos significados e práticas, tanto entre os seus cidadãos como entre estes e as suas instituições. Nesse sentido, procuraram dar voz a todos os cidadãos, académicos, criativos e organizações da sociedade civil que apresentassem ideias inovadoras sobre a cidadania da EU, reconhecendo assim o mérito do trabalho desenvolvido pelo PRODEMO.

Mais informações: https://www.prodemo-europa.eu/.