Projetos da Universidade de Coimbra recebem apoios da CCDR Centro

Dos 17 projetos apoiados, três são da UC. O aviso que levou à distribuição dos fundos europeus foi "uma forma original de celebrar o Dia da Europa", garantiu Isabel Damasceno, na visita à Faculdade de Farmácia.

Marta Costa
10 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro anunciou o apoio de cerca de dois milhões de euros de fundos europeus a 17 projetos para a região, e três são da Universidade de Coimbra (UC).

No dia da Europa, a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, visitou a UC para conhecer alguns dos laboratórios onde se vão desenvolver os projetos aprovados. A responsável passou na Faculdade de Farmácia da UC para conhecer o projeto “NanoLIP: Nanopartículas lipídicas sólidas para o tratamento de tumores cerebrais” e o Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias do Medicamento.

Encabeçado pela investigadora da FFUC, Carla Vitorino, o projeto está a desenvolver "uma nanopartícula com especificidades e cuja superfície foi modificada para identificar a patologia-alvo: o cancro cerebral". De acordo cmo a investigadora, "esta especificidade da nanopartícula pretende reduzir os efeitos secundários [da patologia] e melhorar a sua eficácia". Após aprovação dos fundos, há agora "a ambição de projetar os dados e realizar uma prova de conceito mais robusta", revela Carla Vitorino.

Eis o que pode fazer:

O projeto liderado por Carla Vitorino, conta ainda com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) e o ICNAS Produção como parceiros. Miguel castelo-Branco admite que o ICNAS está "sempre à procura de estratégias que alavanquem colaborações. O desafio é, agora, transformar isto em outros projetos, nacionais e europeus, aproveitando a massa crítica que nos chega de todo o lado", defende o vice-diretor do ICNAS.

Os projetos aprovados pela Comissão Diretiva do Programa Centro 2020 são de “prova de conceito, projetos liderados por Instituições do Sistema Científico e Tecnológico regional que promovem a cooperação entre entidades produtoras de conhecimento e o tecido empresarial”. De um total de 55 candidaturas, foram selecionadas 17. O administrador da Agência Nacional de Inovação, Eduardo Bacelar Pinto, adiantou que os números "são muito interessantes e provam que devemos repetir o conceito". "Para ter bom conhecimento, é preciso ter bons investigadores. Estamos aqui para termos impacto na sociedade, e há muito mais que podemos explorar para ter esse impacto", garantiu.

Para além da UC, que viu aprovados três projetos, também o Instituto Pedro Nunes viu aprovados dois projetos. Os restantes são das Universidades de Aveiro, Beira Interior e ainda o Tagusvalley – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, e os Institutos Politécnicos de Leiria e de Tomar e o Instituto de Telecomunicações.