Protocolo de Cooperação integra a UCCCB nas Plataformas Tecnológicas e de Serviços da Universidade de Coimbra

20 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra assinaram um protocolo de cooperação que estabelece e regula os termos da instalação e funcionamento da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB) enquanto parte integrante das Plataformas Tecnológicas e de Serviços da Universidade de Coimbra. O documento foi assinado pelo Vice-Reitor da UC para o Empreendedorismo e Inovação, Luís Simões da Silva, pelo Diretor do Departamento de Ciências da Vida, Miguel Pardal, e pela Coordenadora da UCCCB, Paula Morais.

As Plataformas Tecnológicas e de Serviços da Universidade de Coimbra são infraestruturas de interface do sistema de I&D que partem do conhecimento e da tecnologia que a UC detém para responder aos desafios e necessidades da sociedade mundial. Neste âmbito, também a UCCCB nasceu do longo percurso de conhecimento e recursos adquiridos em microbiologia na UC, e também ela é hoje um instrumento da UC que dá resposta aos desafios enfrentados pela sociedade em áreas como o ambiente, a saúde, a alimentação, ou a energia. Desta forma, a UCCCB suporta o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições e empresas, e coloca ao dispor destas uma ampla gama de serviços em microbiologia. Enquanto parte do ecossistema das Plataformas Tecnológicas e de Serviços da UC, os serviços da UCCCB podem ser consultados também no Portal UC Lab.