Provas de Conceito Acelera@UC 2025: Candidaturas a prémios num total de 260 mil euros abertas até 28 de novembro

O concurso financia 23 tecnologias, entre provas de conceito e projetos de inovação, para que docentes, investigadores e estudantes da UC elevem a maturidade tecnológica das suas ideias e as preparem para o mercado.

29 outubro, 2025≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC), através da UC Business - Divisão de Transferência de Tecnologia, lança as Provas de Conceito Acelera@UC 2025. A iniciativa vai distribuir 260 mil euros para apoiar o ecossistema de inovação da instituição.

O concurso tem como principal objetivo estimular a valorização e a transferência de tecnologia, disponibilizando nesta edição financiamento para elevar a maturidade tecnológica de 20 invenções e três projetos de inovação gerados na UC. O foco é permitir que estes projetos progridam na escala de prontidão tecnológica (TRL – Technology Readiness Level), avançando para estágios de desenvolvimento mais próximos do mercado.

O apoio financeiro é distribuído por quatro linhas distintas, permitindo apoiar projetos em diferentes fases de desenvolvimento:
• Provas de Conceito by INOVC+: Destina 50.000 euros para financiar dez projetos, com 5.000 euros por projeto, (TRL 1-2).
• Provas de Conceito by UI TRANSFER 2.0: Contribui com 50.000 euros para financiar cinco projetos, atribuindo 10.000 euros a cada um (TRL 2-3).
• Provas de Conceito by Fundação Santander: Disponibiliza 100.000 euros para financiar cinco projetos, com 20.000 euros por projeto (TRL 3-4).
• Projetos Inovação by ULS-UC: Aloca 60.000 euros para financiar três projetos, com 20.000 euros por projeto.

As candidaturas às provas de conceito financiadas pelo INOVC+, UI-TRANSFER 2.0 e Fundação Santander estão abertas, individualmente ou em equipa, a todos os docentes, investigadores e estudantes da UC com invenções já patenteadas ou em processo de proteção de propriedade industrial, devidamente sinalizadas através do preenchimento do Invention Disclosure Form. A estes candidados podem ainda associar-se coinventores de outras organizações que sejam comproprietários da patente, ou membros da equipa que desenvolveu a invenção em processo de proteção.

No caso dos projetos de inovação financiadas pela ULS-UC, também podem candidatar-se, individualmente ou em equipa, projetos que estejam em fase prévia de proteção ou comunicação de invenção.

As candidaturas estão abertas até dia 28 de novembro. Todas as informações sobre o concurso, incluindo o formulário de inscrição, podem ser acedidas através do website: https://www.uc.pt/ucbusiness/acelera-uc/.

Partilhe