Provedor da Justiça na próxima sessão das Conferências da Imprensa

27 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A última das Conferências da Imprensa, dedicadas às comemorações dos 20 anos da Licenciatura em Jornalismo, vai estar a cargo do Provedor da Justiça , José Francisco de Faria Costa. Com o tema “Comunicação Social e Direitos Fundamentais. Um Círculo Virtuoso?”, a sessão vai realizar-se no dia 31 de outubro, pelas 15h00, no Anfiteatro VI da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

“Será para nós um momento muito marcante da história da licenciatura em jornalismo e da história da Faculdade de Letras”, confessa Rita Basílio, Diretora do 1º ciclo de Estudos em Jornalismo. “O Professor Faria Costa vem falar de um tema que nos é muito caro, para nós e para os nossos e nossas estudantes , vem falar de direitos fundamentais e de comunicação social”, adianta ainda a docente da FLUC.

Pelo ciclo das Conferências da Imprensa, exclusivamente dedicadas aos 20 anos da Licenciatura em Jornalismo, passaram nomes como Mário Mesquita, Cristina Robalo Cordeiro, António Dias Figueiredo, Alfredo Barroso e Jorge Sampaio.

As comemorações das duas décadas de existência da Licenciatura em Jornalismo não terminam por aqui. Já em dezembro, nos dias 10 e 11, realiza-se o III Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. Organizado pelo CEIS 20 e pelo Grupo de Jornalismo, Comunicação e Espaço Público a iniciativa vai ter como tema o “Ensino do Jornalismo no século XXI”.

As comemorações culminam com lançamento do livro “20 Anos de Jornalismo Contra a Indiferença”, no qual académicos e outras personalidades públicas falam sobre o jornalismo, os media e o espaço público. De acordo com Rita Basílio, a publicação vai reunir contributos que foram dados em diferentes iniciativas da FLUC e que “vamos poder reunir numa publicação e projetar para o espaço público, para os nossos alunos e para a nossa comunidade académica”.

[sublimevideo settings=”youtube-id:j5Rky9cCmes” width=”600″ height=”338″]

O Ciclo de Conferências da Imprensa são uma iniciativa de docentes e investigadores da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20). A iniciativa foi criada em 2010 em parceria com a Águas do Mondego, o Hotel Tryp Mélia Coimbra e a Imprensa da Universidade de Coimbra.