Qualifica 2022 um espaço para "conhecer a UC, mostrar a oferta formativa e tudo o que temos para dar"

A organização estima a passagem de cerca de 30 mil pessoas na Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego 2022.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
21 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A 13.ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, regressou à Exponor, no Porto. São 150 expositores que, durante três dias, querem auxiliar os jovens do ensino secundário e não só, a escolher o percurso académico e profissional. E a Universidade de Coimbra (UC), mais uma vez, marca presença.

De estudantes para estudantes, com o apoio de docentes e corpo técnico, durante a mostra é possível ficar a conhecer melhor a oferta formativa da UC e os planos de estudo, tirar dúvidas sobre instalações ou apoios universitários, e saber mais sobre a tradição académica.

"Acho que é muito importante dar a conhecer a UC, mostrar a oferta formativa e tudo o que temos para dar", conta Mariana Rodrigues, estudante de Turismo, Território e Patrimónios da Faculdade de Letras da UC.

Eis o que pode fazer:

Enquanto estudantes, "transmitimos um feedback mais preciso e atualizado", defende Catarina Salgueiro. A estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recorda que "quando estava a tentar decidir, gostava de falar com pessoas que estavam efetivamente no curso para saber a opinião". "Para além de ler o plano curricular, saber como conseguem gerir. Assim temos uma melhor informação", acrescenta Catarina Salgueiro.

A mesma opinião tem Marta Couras, estudante de Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que já esteve, enquanto estudante do ensino secundário do outro lado da bancada. Hoje, "dou mais informações sobre o que gostaria de ter sabido na altura, para [os futuros estudantes] terem o máximo de informação possível" quando chegarem à Universidade, sublinha.

"Coimbra é muito mais que a Universidade. O ensino é bom e podemos melhor também as nossas soft skills através de muitas coisas que Coimbra oferece", afirma Marta Couras. Também Mariana Silva Gomes, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física garante que quem escolher Coimbra, "não se vai arrepender". "Quem vai para Coimbra sabe que não quer sair de lá", afirma.

A Qualifica 2022 está aberta até 23 de abril, na Exponor, no Porto. Mais informações em https://qualifica.exponor.pt/