Os Quatro e Meia dão as boas-vindas ao novo ano letivo: “Coimbra, a Universidade e a Academia têm características muito especiais”
Milhares de estudantes assistiram ao concerto do grupo conimbricense e da Big Band Rags, um dos pontos altos da Semana de Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes. “É um gosto receber-vos”, sublinhou o Reitor
Foi ao som da Big Band Rags e d’Os Quatro e Meia que largos milhares de estudantes da Universidade de Coimbra celebraram esta quarta-feira, dia 10, o início de 2025/26, no Concerto de Abertura do Ano Letivo que é um dos pontos altos da Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes da instituição.
“Queremos criar um bom ambiente de acolhimento e integração. É para isto que esta semana serve”, sublinhou Reitor da UC, Amílcar Falcão, na mensagem de boas-vindas que dirigiu aos novos alunos da instituição, ainda antes do final da atuação da Big Band Rags e d‘Os Quatro e Meia subirem ao palco instalado no Largo da Porta Férrea.
Então, caía uma chuva miudinha que, ainda assim, não diminuía o calor humano da receção dos novos estudantes da UC. “Cumprimento-vos de forma afetuosa. É um gosto receber-vos”, afirmou o Reitor, enquanto o Presidente de Direção-Geral de Associação Académica de Coimbra (AAC), Carlos Magalhães, apelava a que os recém-chegados “aproveitem ao máximo a Semana de Acolhimento e Integração e desfrutem desta cidade sem comparação”. “Estamos aqui para vos receber e fazer que estes sejam os anos mais marcante das vossas vidas”, apontou.
Ao longo de mais de três horas de espetáculo, a multidão – composta por milhares de estudantes e vibrou com os clássicos da música pop interpretados pelo Big Band Rags (formada por elementos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra) e com os sucessos d’Os Quatro Meia e Meia (de “P’ra Frente é que é Lisboa” a “Na Escola”). No final, a banda formada por antigos estudantes da UC, partilhou a emoção de atuar no coração da “sua” Universidade: “Conseguimos, mesmo sendo um concerto num âmbito universitário, ver gente de muitas idades. E, de repente, vermos uma multidão inteira a cantar dá sempre aquele ‘arrepiozinho’ no palco”, confessaram.
Enquanto alumni da UC, Tiago Nogueira, Ricardo Liz Almeida, João Cristóvão Rodrigues, Pedro Figueiredo, Rui Marques e Mário Ferreira deixaram também uma mensagem aos novos estudantes, explicando-lhes porque é que este é uma Universidade “um pouco diferente”. “Coimbra, a Universidade e a Academia têm características muito especiais. Nós estudámos todos em Coimbra e temos um orgulho muito grande por ter pertencido a esta Academia, principalmente porque não se esgota nas aulas e na parte letiva. Coimbra é muito mais do que isso. Quem vem para Coimbra deve ter essa perspetiva, de não se limitar a ser um estudante e vivenciar ao máximo aquilo que a cidade lhe traz. Nós tivemos essa oportunidade e somos reflexo disso mesmo. Além das nossas profissões, de que gostamos imenso – e honra seja feita à Universidade e aos nossos professores, nesse ponto de vista –, trouxe-nos também esta vida paralela, a música, que nasceu sobretudo de uma amizade fora das salas de aula”, afirmaram.
O Concerto de Abertura do Ano Letivo foi o epílogo de um dia também marcado pela inauguração do Centro de Bem-estar e do Ponto e pela realização de mais uma edição da Mostra UC, onde se deu a conhecer mais de uma centena de entidade e organismos do Universo UC (serviços, projetos e iniciativas). Apesar da chuva, o evento – que incluiu também atuações de grupos culturais e demonstrações desportivas – contou com grande afluência da comunidade universitária.
A Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes, organizada pela UC com a colaboração da AAC, decorre até sexta-feira, 12. O programa completo está disponível em www.uc.pt/novos-estudantes/semana-acolhimento/.