Que segredos esconde o punk em Portugal? “Vida Suburbana” responde.

16 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

Que segredos nos esconde o punk em Portugal? Esta é a questão que Paulo Lemos, estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra (UC), se propõe responder na sua obra de estreia “Vida Suburbana” , a primeira do género em Portugal.

O livro, que teve como base a tese de mestrado do autor, vai ser apresentado em Coimbra no dia 18 de janeiro, pelas 18 horas, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras.

Para Paulo Lemos, músico, editor e produtor de concertos punk, este livro é o culminar de uma paixão antiga. “Desde adolescente que sempre tive grande interesse pelo movimento punk e, ao tornar-me adulto, este “vício maldito” sempre perdurou na minha vida”, revela o autor.

“Espero que esta obra possa servir como uma base sólida para o registo da história do punk em Portugal”

“Vida Suburbana” analisa academicamente o fenómeno punk em Portugal, desde a relação com outras correntes artísticas, como o dadaísmo e surrealismo, até à fundação do movimento em Portugal, desde a década de 70 até meados do novo milénio. O último capítulo é dedicado ao estudo de caso da mais antiga banda punk de Portugal no ativo, os Mata-Ratos.

“Espero que esta obra possa cumprir as suas expetativas e servir assim como uma importante base sólida para o registo da história do punk em Portugal”, afirma Paulo Lemos.

O autor conta ainda que em 2011, altura em que defendeu a dissertação, a produção de registos académicos nacionais sobre o tema “era praticamente inexistente”. “Agora, em 2015, posso constatar a existência de algumas teses de mestrado sobre o punk nacional no campo da Antropologia e Sociologia, tendo inclusivé o meu trabalho sido alvo de citações. Isto é algo que me deixa muito orgulhoso”, refere o autor.

Para além de Paulo Lemos, a sessão de apresentação conta com a presença de Paulo Estudante, docente da Universidade de Coimbra, e Miguel Newton, vocalista do grupo Mata-Ratos, orientador e co-orientador da tese de mestrado que deu origem ao livro.

Sobre o autor
Paulo Lemos, natural da Ilha Terceira e com formação em Jornalismo e Estudos Artísticos, encontra-se a frequentar o doutoramento de Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra. Ao longo da sua carreira musical, produziu 37 concertos, editou 9 discos e pertenceu a 7 bandas dentro dos géneros punk/hardcore e ska. Para além disso, realizou o Programa Erasmus em Itália, trabalhou na Walt Disney World (USA) e foi assessor de imprensa do festival Mighty Sounds, na República Checa.