Queima das Fitas 2023 promove encontro de gerações com dia dedicado aos Antigos Estudantes

No dia 27 de maio, na Praça da Canção, a Queima das Fitas é dedicada aos antigos estudantes. Um projeto conjunto entre a organização da festa, a Reitoria da Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra.

Marta Costa
11 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

O Vice-Reitor da UC, João Nuno Calvão da Silva, o presidente da AAC, João Caseiro, e o coordenador-geral da Queima das Fitas, Carlos Missel, apresentaram o projeto.

© UC | Marta Costa

O dia começa com visitas, aos vários espaços museológicos da Universidade de Coimbra (UC), como forma de relembrar os espaços e os tempos de estudante. Ao início da tarde, há um almoço, no Parque da Canção. Na ementa está leitão e muita animação, promete a organização. A tarde vai contar com atuações de grupos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. O dia vai terminar com a atuação de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, com o espetáculo Deixem o Pimba em Paz!, e com os Xutos e Pontapés, que sobem ao palco da Queima das Fitas 2023.

Vai ser este o programa para 27 de maio, a nona noite da festa académica que é dedicada aos Antigos Estudantes. "É um dia diferente, com um programa para o dia inteiro", sublinha o Coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2023 (QF'23), Carlos Missel. O responsável acredita que é um programa "para todos, mas em particular para antigos estudantes". "Na Queima temos representadas todas a faculdades, e normalmente trabalhamos para os atuais estudantes. Pode parecer que os antigos [estudantes] estão esquecidos, mas não estão. E é por isso que quisemos este dia".

Ao mesmo tempo, é ainda uma forma de contribuir para o recém-anunciado Fundo de Apoio Social António Luís Gomes. Um nome escolhido "por ter sido o primeiro presidente da AAC e também Reitor da UC", lembrou o atual presidente da Direção-geral da AAC, João Caseiro. O dirigente estudantil lembra que o fundo "surge da necessidade de colmatar as lacunas do Estado e da tutela para a ação social". É assim "um complemento", garante João Caseiro, "em termos das necessidades dos nossos estudantes". Ainda a ser trabalhado em termos de regulamento, pretende-se que o fundo esteja a funcionar no próximo ano letivo com financiamento próprio, processo em que, garante o presidente da AAC, "a Queima das Fitas será um grande parceiro".

Eis o que pode fazer:

"São duas iniciativas, do ponto de vista cultural e social, muito pertinentes e ligam o progresso da nossa sociedade e da academia", acrescenta ainda João Caseiro. Ideia partilhada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva. "Com um profundo cariz social", o Dia do Antigo Estudante na QF'23 está ligado ao novo fundo e deve, por isso, "mobilizar toda a cidade e toda a diáspora por este País e mundo fora". "É uma excelente iniciativa dos estudantes à volta de um projeto social louvável", defende João Nuno Calvão da Silva.

O Vice-Reitor deixa ainda um apelo a todos para que participem na festa no último sábado da Queima das Fitas 2023, "para um encontro de gerações, à volta da imagem de Coimbra". "Vai permitir uma jornada de confraternização e é um dia que vai ser uma grande festa, de reencontro", garante.

O Dia do Antigo Estudante da Queima das Fitas acontece a 27 de maio, sábado, e tem bilhete com preço único de dez euros. Para a participação no almoço, com inscrição e pagamento à parte, e nas visitas aos museus da UC, vão ser disponibilizadas novas informações em breve.

Mais informações sobre a Queima das Fitas 2023 podem ser encontradas em www.facebook.com/queimadasfitascoimbra