Queima das Fitas começa na sexta-feira, Serenata Monumental será no Pátio das Escolas

This year's edition also includes an extra evening, on 27 May, dedicated to UC alumni.

16 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

A contagem decrescente para mais uma edição da Queima das Fitas de Coimbra já começou. A Praça da Canção recebe a festa académica, entre os dias 19 a 26 de maio, que conta com um cartaz com nomes como Os Quatro e Meia, Slow J, Kevinho, Linda Martini, Calema, Quim Barreiros e Ivete Sangalo, entre muitos outros.

Na noite de quinta para sexta-feira, 18 para 19 de maio, a tradicional Serenata Monumental promete encher o Pátio das Escolas, com atuações a cargo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (consultar o alinhamento completo no final da notícia).

O Cortejo da Queima das Fitas 2023 está marcado para a tarde de dia 23, sendo que no período da manhã decorre, no Largo da Sé Velha, a Queima do Grelo.

A Queima das Fitas conta, este ano, com uma noite extra, a 27 de maio, dedicada aos Antigos Estudantes. Este dia tem um propósito maior: os lucros do evento revertem para o Fundo António Luís Gomes, que tem como objetivo a atribuição de bolsas de estudo. Resultante de parceria com a Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra (AAC), este dia solidário vai contar com a presença de dois grandes nomes da música portuguesa: "Xutos & Pontapés" e "Deixem o Pimba em Paz", com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo.

Além dos concertos principais, as Noites do Parque contam ainda com a animação do Palco Secundário com uma programação a decorrer de 23 a 26 de maio (ver cartaz no final da notícia).

Mais informações sobre a QF 2023 estão disponíveis nas redes sociais do evento: Facebook, Instagram, Twitter.

Alinhamento da Serenata Monumental

Inquietação – Grupo de Canção de Coimbra

• Pequeno Nada – Henrique Fraga e Marco Matos;

• Não Olhes para os Meus Olhos – letra: Popular / Fernando Rolim | música: Serrano Baptista;

• O Meu Fado – letra: António Botto | música: Armando Goes; • Rapsódia N.º 2 – Arr: Artur Paredes;

• Inquietação – letra: Edmundo de Bettencourt | música: Alexandre Rezende;

• Ao Fundo do Túnel – Henrique Fraga e Marco Matos.

Grupo de Fado d’Anto

• Aguarela Portuguesa - António Portugal

• O Sol anda lá no Céu - letra: Popular | música: Carlos Figueiredo • Fado das Pombas - letra: Alfredo Pimenta/Fernando Pessoa | música: Francisco Menano

• Que me Espera o Tempo - letra: José Sendim Miranda | música: Grupo de Fado d'Anto/ José Sendim Miranda