RE/FORMA: a arte em simbiose com o Jardim Botânico

A iniciativa, que junta arte, natureza, ciência e educação, decorre no fim-de-semana de 30 e 31 de julho

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
26 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

João Silva e Teresa Girão, Blue House e Jardim Botânico juntos no RE/FORMA

© UC | Ana Bartolomeu

Nos 250 anos das Reformas Pombalinas na Universidade de Coimbra (UC) e da fundação do Jardim Botânico da UC (JBUC), surge a programação RE/FORMA, um conjunto de atividades que engloba “um cruzamento de diferentes áreas artísticas” desde oficinas, concertos e performances. Depois de alguns momentos dedicados aos mais novos, o fim-de-semana de 30 e 31 de julho promete iniciativas para o público em geral.

Apresentado como um evento multidisciplinar, numa parceria entre o JBUC e a Blue House, o RE/FORMA tem uma programação pensada “para que as pessoas descubram espaços diferentes no Jardim e tenham contacto com diferentes formas artísticas”, refere o coordenador da Blue House, João Silva. Uma “programação bastante eclética”, acrescenta João Silva, que vai passar, durante o dia, por locais como as estufas do JBUC ou “locais não tão conhecidos como a Capela de São Bento ou a Casa dos Narcisos”. À noite, o convite passa por sair do Jardim para o Seminário Maior de Coimbra, para dois espetáculos de música.

“Da mesma forma que o Jardim Botânico acolhe botânica de todo o mundo, também tentámos acolher uma diversidade artística”, sublinha o coordenador da Blue House. O RE/FORMA é, para o responsável, uma forma de ter “a arte a fazer parte do espaço” e ter, simultaneamente, no JBUC, “arte, ciência e natureza”.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Desde a sua fundação que “o JBUC sempre foi tendo diferentes vertentes”, sublinha a diretora do Jardim Botânico, Teresa Girão. “Desde a educação e a investigação, à sua fruição pública e ao lazer”, recorda a responsável.

“No RE/FORMA, com as oficinas com educadores das mais variadas áreas das artes”, a sua vertente de serviço educativo tem sido visível, numa comemoração dos 250 anos da fundação do espaço. Mas no próximo fim de semana, o espaço vai acolher “artistas muito diversos, como o próprio jardim”.

O JBUC “é conhecido e reconhecido como um espaço muito próprio e muito seu para acolher diferentes eventos”, acredita Teresa Girão. E os 250 anos da sua fundação “estão muito presentes ao longo de 2022”.

A programação do RE/FORMA estende-se no tempo e está dividido em três blocos contínuos, ao longo das diferentes estações do ano. Depois do verão, estão previstas iniciaitivas no outono/inverno e primavera.

Mais informações aqui. Programação geral do programa RE/FORMA aqui.

Programação completa


30 de julho, 2022

10h00 - Oficinas de fotografia, pela Associação Tira-Olhos | Portão dos Arcos (JBUC) *

16h30 - Leituras Sonoras, por Igor Lebreaud + Rapaz Improvisado | Estufa Tropical (JBUC)

17h30 - Showcase, por Ariana Casellas y Kauê | Casa dos Narcisos (JBUC)

18h30 - Cine-concerto, por Marcelo dos Reis | Capela de São Bento (JBUC)

22h00 - Concerto, por Bia Ferreira | Salão de São Tomás de Aquino (Seminário Maior)**

* Evento gratuito mediante reserva em re.forma.bluehouse@gmail.com

** Evento com bilhete à venda na Ticketline: www.ticketline.pt

31 de julho, 2022

11h00 - Visita guiada, por Ricardo Kalash | Portão dos Arcos (JBUC) *

16h30 - Sessão de Contos, por Miguel Gouveia (Bruaá) | Quadrado Central (JBUC)

17h30 - Performance, por Sussurro | Estufa Fria (JBUC)

18h30 - Concerto ilustrado, por Birds are Indie + Salão 40 | Estufa Tropical (JBUC)**

22h00 - Concerto, por Amélia Muge| Salão de São Tomás de Aquino (Seminário Maior)**

* Evento gratuito mediante reserva em re.forma.bluehouse@gmail.com

** Evento com bilhete à venda na Ticketline: www.ticketline.pt

Partilhe