Reabilitação do Colégio das Artes em exposição e debate

O evento de apresentação do projeto de arquitetura de requalificação do Colégio das Artes inclui exposição e debate.

KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
09 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Já foi inaugurada a exposição que apresenta o projeto de arquitetura de requalificação do Colégio das Artes.

"Hoje é dado um passo importante porque toda a comunidade, académica e científica, mas também o público podem ter uma perceção clara daquilo que a Universidade pretende fazer", explica o diretor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (DARQ), Luís Miguel Correia.

A "qualidade arquitetónica do espaço, da forma, do ambiente e da atmosfera já existe”, salienta o responsável, "o que carece é de cuidados que todas estas obras que são património merecem desde sempre". Luís Miguel Correia revela que o que o projeto de requalificação faz é "atribuir mais conforto e segurança, porque a base fundamental o edifício já tem, que é este claustro maravilhoso, que nos reúne, e que precisa de ser cuidado".

Eis o que pode fazer:

"Esta reabilitação, para o DARQ é tão importante quanto o que pode ser um sonho de 35 anos", afirma o professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, José António Bandeirinha, acrescentando que "estamos neste edifício por escolha".

O docente assegura que "numa primeira fase" o projeto de requalificação "pretende resolver problemas estruturantes de impermeabilização, acessibilidade, eficiência energética" e conclui que não querem ficar por aí, "o projeto está feito para seguir em continuidade até à instalação de uma unidade orgânica de arquitetura".

Integrada nas comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO, além da inauguração da exposição, o evento incluiu a apresentação do projeto, seguida de um debate que contou com as intervenções do Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, do Diretor do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Luís Miguel Correia, da Subdiretora do DARQ, Susana Lobo, dos docentes do DARQ, Alexandre Dias e José António Bandeirinha, do Diretor do Colégio das Artes, Pedro Pousada, do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, e da Diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Maria de Lurdes Craveiro.

A sessão de apresentação do projeto de arquitetura do Colégio das Artes é a segunda etapa do ciclo “A Academia e a Cidade”, que se iniciou com uma reflexão sobre o Paço das Escolas, e se conclui no dia 19 com um debate e discussão alargada sobre os Jardins e os edifícios do complexo da Associação Académica de Coimbra.

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.