Real Academia das Ciências da Suécia homenageia obra pioneira de Armando de Lacerda - Laboratório de Fonética Experimental da FLUC

Evento tem lugar dia 25 de maio, em Estocolmo.

09 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Armando de Lacerda na University of Bonn Phonetics Institute (1932)

© Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

No próximo dia 25 de maio, a Real Academia das Ciências da Suécia presta uma homenagem à obra pioneira de Armando de Lacerda, um dos nomes maiores da História da Fonética Experimental, com o evento "Armando de Lacerda: A pioneer of Experimental Phonetics", a ter lugar na sede da Academia, em Estocolmo.

O objetivo da Real Academia das Ciências da Suécia é destacar a importância do trabalho desenvolvido por Armando de Lacerda e mostrar como a sua inovadora prática interdisciplinar na área da fonética experimental aplicada nos anos 30 do século XX deve ser um exemplo a seguir na atualidade pelos novos investigadores.

Tendo incorrido no esquecimento historiográfico e na memória coletiva nacional após o seu falecimento em 1984, Armando de Lacerda é um dos nomes maiores da História da Fonética Experimental. Entre as décadas de 1930 e 1970 projetou no mundo a Universidade de Coimbra, introduzindo nesta instituição a Fonética Experimental e atraindo para o Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que fundou e dirigiu, cientistas de universidades como Harvard, Cambridge ou Sorbonne, visando a sua especialização nos inovadores métodos e técnicas de investigação por si criados. O seu pioneirismo e reconhecimento mundial é evidenciado pela homenagem agora conferida à sua obra pela Academia responsável pela escolha anual dos Prémios Nobel da Física e da Química.

O projeto PHONLAB pretende contribuir para a recuperação da importância histórica e científica do Laboratório de Fonética Experimental da FLUC (1936-1979), considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado laboratório de Fonética Experimental da Europa, bem como do seu fundador e diretor, Armando de Lacerda (1902-1984). Este projeto é financiado pela FCT, tem a Universidade de Évora como instituição proponente, a Universidade de Coimbra como instituição participante e a Universidade de Estocolmo como instituição de colaboração.

Mais informações sobre o evento disponíveis aqui.