UC discute diversidade religiosa e globalização

A conferência, que explora a diversidade religiosa desde a antiguidade até à era moderna, decorre na Faculdade de Letras de 17 a 19 de novembro.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
17 novembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Já não é novidade que vivemos num mundo global. Para a educação, esta questão traz inúmeras possibilidades. Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (MCEM) são uma delas. Estes programas disponibilizados por Instituições de Ensino Superior de diferentes países dão também a oportunidade de abordar temáticas tão necessárias para a atualidade. A primeira Conferência de Reflexão Interdisciplinar sobre Diversidade Religiosa e Globalização é um exemplo.

A decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) entre 17 e 19 de novembro, a iniciativa foi lançada pelo MCEM ReD Global “Diversidade Religiosa num Mundo Globalizado,” sob a tutela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH).

Durante a abertura do evento, Lautaro Roig Lanzillotta, Diretor da ReD Global, explicou que a ideia da conferência começou a ganhar forma no ano passado, quando se encontrava no Panamá para outro evento. “Começámos a fazer um brainstorming sobre a organização da primeira conferência da ReD Global”. Entretanto, o também professor de Estudos de Cristianismo Primitivo na Universidade de Groningen (Países Baixos), foi convidado para ser professor visitante da Gulbenkian no CECH. “Discutindo atividades relacionadas com a minha estadia aqui com o professor Frederico Lourenço, materializámos a ideia desta conferência”.

A iniciativa explora a diversidade religiosa desde a antiguidade até à era moderna. “Durante três dias, vamos ter a oportunidade de discutir diferentes ângulos relacionados com a diversidade religiosa e a globalização”.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página

“Religião e Assuntos Globais,” “Fé, Valores e Redes Sociais,” “Liberdade Religiosa, Direitos Humanos e Regulamentos Legais,” “Paz, Desenvolvimento e Governação” e “Diversidade e Intertextualidade no Cristianismo Primitivo”, são os cinco painéis programados para a conferência.

O Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, salientou que este evento é centrado no “diálogo religioso”, que é “extremamente importante nos nossos dias”, se pensarmos que muitos conflitos atuais “têm na sua base ainda a ausência deste diálogo”.

Delfim Leão destacou a pertinência de uma iniciativa desta natureza acontecer na Universidade de Coimbra, que recebe estudantes de mais de 120 nacionalidades, criando a “necessidade de promovermos esse diálogo para cimentar o papel que a Universidade tem nesse acolhimento internacional”.

A conferência, que reúne diplomatas, estudiosos de várias disciplinas, filantropos e organizações não governamentais, pretende celebrar o lançamento da Plataforma ReD Global, “um espaço online que compila os esforços coletivos de parceiros com perspetivas semelhantes para empoderar uma geração futura de intelectuais e cidadãos ativos”, de acordo com a organização.

O Diretor da Faculdade de Letras da UC, Albano Figueiredo, expressou o seu agradecimento pela escolha do local para o evento. “Estamos muito satisfeitos pelo facto de este evento se realizar na nossa Faculdade”, que "está, cada vez mais, aberta à internacionalização e à inovação”.

Saiba mais aqui.

Sobre a ReD Global


O Programa de Mestrado da ReD Global é um projeto colaborativo de nove universidades europeias e latino-americanas. A ReD Global combina uma abordagem teórica à diversidade religiosa com trabalho prático em parceria com uma rede de organizações não académicas. O projeto lida com assuntos como conflitos religiosos e migração. A Universidade de Groningen (Países Baixos), juntamente com a Universidade de Coimbra e a Universidade de Córdoba (Espanha), lidera este programa, fazendo dele único tanto no que toca ao seu conteúdo como ao seu cariz.