Redução do uso de materiais consumíveis na Universidade de Coimbra - consumo de papel

A diminuição do consumo de papel é uma das metas contempladas no Plano Estratégico UC 2019-2023, em linha com os ODS da Agenda 2030.

MD
Milene Santos | Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável | Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento
25 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Sustentabilidade é cada vez mais uma palavra do quotidiano na Universidade de Coimbra. Consciente do contributo que pode dar enquanto instituição de ensino superior para a mudança de comportamentos e assim contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo, a Universidade de Coimbra (UC) está fortemente comprometida com a Agenda 2030.

Com o Plano Estratégico para 2019-2023, a UC pretende ser uma universidade capacitada para construir o futuro, de forma sustentável e socialmente responsável. Alinhado e corresponsável por uma sociedade mais justa, equitativamente desenvolvida e que respeite a sustentabilidade ambiental, social e económica, o Plano Estratégico é um suporte imprescindível também no que respeita ao acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A Agenda das Nações Unidas para 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico e ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes. Trata-se de uma agenda universal, assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a implementar por todos os países, e que pressupõe a integração dos ODS nas políticas, processos e ações desenvolvidas nos planos nacional, regional e global (conheça em pormenor o contributo da Universidade de Coimbra para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 aqui).

No Plano Estratégico UC 2019-2023 estão definidas uma série de metas que contribuem para os ODS (ver exemplos aqui). Neste caso, destaca-se a meta da área Ambiente e Ação Climática, integrada nas linhas de orientação estratégica da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, “reduzir em 3050% o consumo de papel”, que contribui diretamente para o ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis.

Os dados disponibilizados no último exercício de acompanhamento e monitorização anual do Plano Estratégico UC 2019-2023, respeitante ao ano de 2020 (dados finais de 2021 ainda em fase de cálculo), permitem observar a evolução do consumo de papel (resmas) desde 2018, o ponto de partida, e qual a meta para 2023:

A manter-se a tendência de redução observável na imagem, a UC atingirá a meta definida com sucesso, o que espelha o empenho numa gestão sustentável.

A Universidade de Coimbra está consciente de que alguns materiais consumíveis têm elevados impactes ambientais – como é o caso do papel, dos tinteiros para impressão, das lâmpadas e dos equipamentos eletrónicos –, pelo que também no Relatório de Sustentabilidade de 2020 se analisam os seus consumos na instituição.

Tal como se pode ler no referido relatório, os consumíveis de escritório – como papel e tinteiros – são dos materiais mais usados, o que resulta das atividades exercidas sobretudo ao nível administrativo e de gestão. No entanto, a aposta na desmaterialização de processos que tem vindo a ser implementada, alavancada pela adaptação ao teletrabalho decorrente da situação pandémica, consubstanciou-se numa significativa redução no consumo destes materiais, em 2020, quando comparado com 2019: menos 49,2% em papel (resmas) e menos 51,2% em tinteiros e toners, respetivamente.

No Relatório de Sustentabilidade, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, assume que "a Universidade de Coimbra é em si mesma um exemplo vivo de sustentabilidade". Para o responsável, "nenhuma organização sobrevive e se mantém dinâmica ao fim de mais de sete séculos se não tiver a capacidade de se recriar continuamente. Foi assim no passado, tem sido assim no presente, e assim será́ no futuro". "A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal a assumir um compromisso com os ODS de forma pública e inequívoca. Esse posicionamento é reconhecido de forma global, não sendo por acaso que no Times Higher Education Impact Rankings 2021, a Universidade de Coimbra tenha sido a primeira universidade portuguesa, a oitava europeia e a vigésima primeira mundial", destaca ainda Amílcar Falcão.

Para a já referida área Ambiente e Ação Climática do Plano Estratégico, a UC tem como visão “desenvolver uma estratégia de sustentabilidade ambiental que permita à Universidade de Coimbra ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica e consciencializar a comunidade académica para o impacto da mudança de comportamentos no combate às alterações climáticas.” Tal desígnio pressupõe a adoção de uma perspetiva de gestão sustentável das atividades e recursos e de responsabilidade social na atuação da UC, permitindo-lhe responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro, reforçando a consciência e a ação cívica de toda a comunidade universitária.

Todas as informações relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Coimbra podem ser encontradas na página www.uc.pt/sustentabilidade.

Nota - peça informativa de apoio à rubrica "UC mais Verde", publicada na newsletter da universidade, "UC Global" - número 218, de 27 de janeiro 2022, e que pode ser consulta em uc.pt/ucglobal.