Refletir passado, presente e futuro 200 anos após a Independência do Brasil

O "Fórum: Independência com Integração" teve uma organização conjunta entre a UC e a FIBE - Fórum de Integração Brasil e Europa e decorreu no Anfiteatro do Laboratório Chímico.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
09 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu, no Anfiteatro do Laboratório Chimico do Museu da Ciência, o "Fórum: Independência com Integração”. Num formato "TedTalk", foi possível ouvir Gilmar Mendes, antigo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, ministra do STF, assim como o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

"É uma honra acolher o Fórum em Coimbra", garantiu o Vice-Reitor, salientando o "programa de excelência" que incluiu "momentos de reflexão, debates e espetáculos culturais e artísticos". "É, para a UC, um dos momentos altos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil", sublinhou João Nuno Calvão da Silva. De acordo com o responsável, "é através de momentos como este que nos consolidamos como a Universidade mais brasileira fora do Brasil e projetamos um futuro com esperança", acrescentou.

Para o vice-presidente da FIBE, José Roberto Afonso, o fórum teve como objetivo debater "o que aconteceu há 200 anos para refletir onde estamos e como podemos mudar, especialmente políticas públicas, para daqui a 200 anos estarmos melhor".

"Há 200 anos", os "200 anos depois" e "Após 200 anos" foram assim os pilares do debate no anfiteatro do Laboratório Chimico que contou com a intervenção de Rui de Figueiredo Marcos para uma visão histórica da Independência do Brasil, com destaque para a figura de José Bonifácio de Andrada e Silva, entre outras.

Eis o que pode fazer:

Durante o evento foi ainda assinado um protocolo para "o estabelecimento de cooperação académica, científica, social, económico e cultural" entre entre a UC e a FIBE. O objetivo passa pela organização conjunta de eventos como congressos, seminários, webinars, reuniões ou debates, e pelo "desenvolvimento e suporte para estudos e investigações, académicas e científicas", assim como o apoio de investigação e pesquisa sobre "desenvolvimento económico, social e institucional, especialmente entre Brasil e Europa, e demais países lusófonos".

O "Fórum: Independência com Integração" decorreu no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, numa organização conjunta entre a UC e a FIBE - Fórum de Integração Brasil e Europa. Saiba mais sobre o evento aqui.