Reflexão sobre novos desafios da Biomedicina e Biotecnologia em encontro anual do CIBB

A iniciativa vai contar com a presença da presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves.

CC
Carolina Caetano - CNC-UC
15 dezembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, decorre no Auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Polo III, a reunião anual que junta cientistas do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), consórcio que reúne o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR). O encontro tem como objetivo promover a reflexão e partilha sobre os novos desafios da investigação científica na área das ciências biomédicas e da biotecnologia, e vai contar com a participação de Madalena Alves, presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O encontro anual do CIBB constitui uma oportunidade para “fomentar o estabelecimento de novas colaborações internacionais e entre as equipas do CIBB, promovendo o cruzamento entre a investigação básica, clínica e translacional” esclarece o coordenador do CIBB, Luís Pereira de Almeida.

A sessão de abertura inicia-se às 9h15, com a intervenção de Luís Pereira de Almeida, seguindo-se a intervenção do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Jorge Brandão. Da parte da tarde, a presidente da FCT, Madalena Alves, vai falar sobre as oportunidades e modalidades de financiamento nacional para a investigação científica.

No programa destacam-se ainda as conferências do investigador Folkert Kuipers, do Centro Médico Universitário de Groningen (Países Baixos), da investigadora Teresa C. Delgado, do Instituto de Investigação em Saúde Biocruces Bizkaia (Espanha), e da investigadora Cristina Márquez, recentemente contratada no âmbito da posição ERA Chair "Dynabrain" do CNC-UC. Vão participar no encontro outros investigadores nacionais, como Sandra Tavares, uma das vencedoras das “Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência” em 2021. As palestras científicas vão ser dedicadas a temáticas investigadas no CIBB, tais como envelhecimento, doença de fígado gordo, cancro, cognição e comportamento social. Neste encontro, vão ser igualmente abordados tópicos como a transferência de tecnologia, a comunicação de ciência e a interação com a sociedade, a responsabilidade da sustentabilidade nos laboratórios, como a iniciativa "GreenLabs", e ainda o financiamento em ciência.

O encontro encerra com a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas, seguindo-se um convívio informal.

Inscrições disponíveis aqui.

MORNING

09:15 | Opening session: Luís Pereira de Almeida, Coordinator of CIBB Associated Laboratory

“Research@CIBB”