Residência Universitária da Alegria: entre o Mondego e a cidade

Com uma vista privilegiada para Coimbra, a Residência Universitária da Alegria passa a pertencer oficialmente à Universidade de Coimbra.

04 dezembro, 2017≈ 3 mins de leitura

A residência mais antiga da cidade recebe, desde os anos 40, várias gerações de jovens que vêm estudar para Coimbra. “Entrei aqui como estudante com 17 anos”, conta o atual delegado, Guilherme Baptista. “Utilizei a expressão «como estudante» pois já tinha visitado esta residência quando tinha oito anos, uma vez que no ano de 2005 o meu irmão veio estudar para a Universidade de Coimbra (UC), onde viveu durante cerca de cinco anos na Residência da Alegria”, explica o estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Residência da Alegria

Logo na primeira visita, o que impressionou Guilherme Baptista foi ter sido “muito bem recebido por todos os amigos” do irmão. “Não estava à espera de ver tantas pessoas juntas e de me sentir logo à vontade”, conta. O estudante recorda também “todas as histórias que contaram, das suas experiências e da confraternização” o que acabou por provocar “uma vontade enorme de vir para Coimbra e viver na Residência Universitária da Alegria”.

Tal como muitos dos colegas que vivem na Residência da Alegria, Guilherme Baptista estuda mais longe de casa – no Polo II.  Mas quando questionado se gostaria de mudar para uma residência mais perto, a resposta é sempre a mesma: “não, pois já tinha feito os meus amigos e não queria mudar de ambiente”. “Já me sentia em casa nesta residência”, conclui.

Karine Paniza