Roland Clift, especialista internacional da área da sustentabilidade participa em evento da Universidade de Coimbra

26 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Roland Clift, um dos principais cientistas a nível internacional na área da sustentabilidade, participa no evento “Economia Circular nas empresas e na investigação científica”, promovido pelo Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Coimbra (UC), no próximo dia 27 de abril, entre as 14h15 e as 17h15, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da UC.

A palestra do professor Roland Clift, que inicia às 16h15, terá como tema a “Dinâmica dos Stocks e Fluxos numa Economia Regenerativa”.

Roland Clift é internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho na aplicação de projetos de engenharia química a desafios económicos, sociais e ambientais para reduzir o impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade. Em 2017, o professor Roland Clift foi distinguido com a 12ª Medalha George E Davis, o prémio mais importante conferido pela Institution of Chemical Engineers. O prémio reconheceu as contribuições do Prof. Roland Clift tanto para a teoria como para a prática na engenharia de sistemas de partículas-fluidos, como ainda na engenharia para a sustentabilidade.

Além da palestra do professor Roland Clift, o evento “Economia Circular nas empresas e na investigação científica” conta ainda com a participação de várias empresas que irão apresentar as suas práticas no contexto da Economia Circular, como a CIRESe EcoX, bem como centros de investigação sobre investigação científica que realizam nesta área, como o Circular Economy Research by the Waterloo Industrial Ecology Group.

O objetivo deste encontro é divulgar à comunidade académica exemplos práticos de sucesso na área da Economia Circular nas empresas e os avanços na investigação científica, em países como Portugal, Brasil, Canadá e Reino Unido.

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a confirmação de inscrição: https://forms.gle/KMpq8AqibwkYE49s5

Agenda


14h00- Receção dos participantes

14h15- Boas-vindas e abertura, Fausto Freire, CIE, UC

14h20- Casos práticos na Região Centro

O Compromisso do PVC para a Economia Circular: Metas e Desafios, Arnaldo Tomás, CIRES

ECOX: A Experiência Circular, César Henriques, EcoX

16h00- Pausa

16h15- Exemplo de investigação científica (palestras em língua Inglesa)

Circular Economy Research by the Waterloo Industrial Ecology Group, Goretty Dias, Univ. of Waterloo, Canadá

Dynamics of Stocks and Flows in a Regenerative Economy, Roland Clift, Univ of Surrey, UK

17h15- Encerramento