Rómulo assinala o Dia Internacional da Matéria Escura

27 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, pelas 18h00, no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra juntamente com o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas associam-se ao Dia Internacional da Matéria Escura e promovem a palestra “À procura da Matéria Desconhecida”.

A sessão terá como palestrante Paulo Brás, Professor Auxiliar convidado da Universidade de Coimbra e investigador do LIP.

A participação é livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Mais informações: www.interactions.org/index.php/dark-matter-day | www.lip.pt.

Resumo

No próximo dia 31 de outubro celebra-se o Dia Internacional da Matéria Escura - um dos maiores enigmas da Ciência contemporânea. A matéria escura é conhecida apenas pelo seu efeito gravitacional no universo e é essencial para manter as galáxias agregadas. Apesar de ser quatro vezes mais abundante do que a matéria conhecida, continua a escapar a todas as tentativas de deteção. Nesta palestra discutir-se-á o que é a matéria escura, porque acreditamos na sua existência e como a pretendemos detetar no futuro. O LIP participa desde 2004 em experiências de deteção direta de matéria escura e conta atualmente com uma equipa de 9 investigadores e estudantes de Coimbra envolvidos na construção e operação do detetor LUX-ZEPLIN (LZ), que está a recolher dados numa mina de ouro nos Estados Unidos a 1500 m de profundidade e é, desde julho deste ano, a experiência de deteção direta de matéria escura mais sensível do mundo! LZ está só agora a começar e poderá no futuro detetar pela primeira vez esta matéria misteriosa.