Rómulo recebe apresentação do livro "Azul do meu Coração"

Apresentação acontece a 23 de novembro, terça-feira, pelas 18 horas e conta com a presença da autora e ilustradora.

RC
Rómulo CCVUC
18 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Na próxima terça-feira, dia 23 de novembro, às 18 horas, realiza-se no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a sessão de apresentação do livro infanto-juvenil "Azul do meu Coração" com as participações da autora Isabel Rodrigues Bravo, da ilustradora Danuta Wojciechowska e com apresentação de Carlos Fiolhais.

A sessão insere-se no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO, e na Semana da Ciência e Tecnologia. É destinada a todos os interessados pela educação, pela literatura infanto-juvenil e pelas relações entre arte e ciência.

Com entrada livre, cumprindo as normas sanitárias em vigor, o evento abre a possibilidade de adquirir o livro, que saiu em edição de autor.

Sinopse

Nesta obra, realidade e ficção estão de mãos dadas. A personagem principal é Mateus, um rapazinho de origem terrestre que vive fora da Terra e Ayla, que vem de longe no espaço, e que o visita numa noite especial: a noite de Natal. E ficam amigos. E num divertido diálogo, Mateus e Ayla vão recriar a grande história do Universo: uma história extraordinária que, não exclui outras histórias que Mateus conta a Ayla porque ela gosta de o ouvir. E lá vão eles, a bordo de uma nave espacial, viver uma história que é, para um deles, a do regresso às origens.

Biografia das Autoras:

Isabel Rodrigues Bravo estudou Ensino de História e Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade de Évora. É professora de História e Geografia de Portugal e Português do 2.º ciclo e professora bibliotecária (PB). Exerceu o cargo de PB em várias bibliotecas escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares no distrito de Évora. Atualmente, é PB na Escola Básica e Secundária Rainha Dona Leonor de Lencastre, em São Marcos, Sintra. É autora da história recomendada pela Associação de Professores de História e pelo Plano Nacional de Leitura, Amali e Abdul do Outro Lado do Muro (Caminho das Palavras).

Danuta Wojciechowska é responsável pela direção do atelier Lupa Design. É formada em Design de Comunicação, pela Escola Superior de Design de Zurique, com pós-graduação em Educação pela Arte, na Emerson College, em Inglaterra. Especializada na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos, ilustrou mais de 60 livros, jogos e manuais escolares. Agraciada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração (2003), foi distinguida como uma das "Mulheres Criadoras de Cultura" (2014) pelo Governo de Portugal.