Salvaguardar, proteger e promover o património - apresentado programa que celebra 10 anos na UNESCO

Comemorações incluem programa performativo e programa científico para "aproximar o património à sociedade". Os eventos têm entrada gratuita.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
29 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Aproximar o património da comunidade” é o objetivo principal das celebrações dos dez anos da Classificação da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia como Património da Humanidade da UNESCO. Assim, e com um programa vasto e diversificado, a sociedade e convidada a participar, em “revisitar o que foi feito em dez anos, numa perspetiva do que queremos que também sejam os próximos dez”, afirma o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias.

Em conferência de imprensa, a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação RUAS - Recriar a Universidade, Alta e Sofia apresentaram vários momentos de celebração, com início durante o mês de junho e com um dos pontos altos no dia 22. A classificação, que engloba “componentes material e imaterial, intimamente relacionadas”, tem, nestes momentos, uma oportunidade de reflexão, acrescenta Alfredo Dias. Pretende-se ainda colocar “a ciência ao serviço do património e ao serviço da sociedade”.

Com as comemorações, a organização quer "ultrapassar a dimensão efémera que qualquer celebração inclui, mas em que não deve esgotar-se". Explica Luísa Trindade, docente e membro da comissão organizadora, que “os eventos do programa partem de três eixos-chave: conhecimento, salvaguarda e de abertura às comunidades". "Quisemos que as diferentes iniciativas pudessem ser o apontar de direções que, partindo da reflexão sobre os últimos dez anos, constituíssem o embrião estratégico de ações futuras", acrecenta.

A responsável destaca alguns dos momentos que vão "trazer a público ações de fundo, por regra mais discretas do que a grande obra de reabilitação que pelos imensos andaimes e extensas coberturas ou pelos resultados tão visíveis são sempre muito mais públicas e impactantes".

São vários os colóquios e debates que querem colocar no centro da discussão o Bem enquanto património de todos e que pretendem, por isso, chamar toda a comunidade.

Eis o que pode fazer:

Com "um conjunto de concertos que culminam a 22 de junho", a organização quer ainda celebrar o património imaterial. O Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, destaca a "apresentação de um grupo de pesquisa e investigação que vai dedicar-se a estudar o fado e a Canção de Coimbra" e os espetáculos "que vão percorrer a Alta e a Baixa" da cidade.

De acordo com Manuel Rocha, docente e membro da comissão organizadora, "o som e aquilo que emana da Universidade enquanto canção" vão também ser celebrados. Artistas, cidade e universidade, vão estar "todos os ingredientes misturados para essa grande celebração". Mas, recorda Manuel Rocha, "o protagonista é o público". "Nestes dias de celebração, importa que juntem a vossa voz à nossa".

Conheça a programação completa em https://www.uc.pt/10unesco/