SASUC: Quem quer juntar-se à Ceia de Natal?
O evento já vai na sua 14.ª edição e, no total, já participaram perto de 300 estudantes.
Goste-se ou não, a quadra natalícia está por todo o lado, o que quer dizer que a habitual Ceia de Natal dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) também está a chegar.
Destinada a estudantes que permanecem nas residências universitárias durante esta época do ano, o evento tem as inscrições abertas até 14 de dezembro.
A iniciativa junta estudantes deslocados e de diferentes nacionalidades para passarem uma consoada acompanhada e diferente. “Ser estudante internacional e estar longe da família já é difícil por si só, e torna-se ainda mais nestas datas especiais. Por isso, foi muito bom e importante para nós terem organizado este evento”. A explicação é dada pela estudante de Doutoramento em Engenharia Informática, Nasim Ravi, que participou na Ceia de Natal de 2024.
Para a estudante iraniana, esta foi uma ótima oportunidade para conhecer outras culturas. “Juntámo-nos a outros estudantes internacionais, partilhámos a nossa cultura e dançámos imenso. Foi incrível. Foi mesmo uma experiência maravilhosa”.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
Realizada desde 2011, a Ceia de Natal proporciona momentos de convívio e partilha entre estudantes que estão longe de casa. “Foi um convívio muito benéfico, principalmente a maneira como as pessoas iam interagindo”, porque era como se já se conhecessem, descreve o estudante de Mestrado em Ensino da Matemática, Paulo Mucanda, que também marcou presença na ceia do ano passado.
As partilhas não se ficam por aqui. Ao jantar oferecido pelos SASUC e típico da quadra em Portugal, juntam-se pratos natalícios típicos das regiões ou países de origem dos participantes. Oriundo de Angola, Paulo Mucanda não conhecia os pratos portugueses típicos do Natal. “Pude ver a comida que é tradicional, o bacalhau, o bolo-rei”. O estudante afiança que se a iniciativa decorresse em Angola não poderia faltar a muamba.
No evento já participaram perto de 300 estudantes. Até no período de pandemia houve ceia, mas em formato takeaway.
A chefe de Divisão de Integração e Aconselhamento dos SASUC, Alexandra Lopes, sublinha a importância da iniciativa destacando que “este encontro, agora na sua 14.ª edição, representa uma oportunidade de acolhimento e de criação de momentos significativos para os estudantes residentes, especialmente nesta época do ano. Pretendemos proporcionar um ambiente de alegria, de partilha cultural e um acolhimento caloroso, aproximando aqueles que, longe das suas famílias, encontram conforto na companhia dos colegas”, afirma.
No ano passado, a Ceia de Natal decorreu na Residência do Penedo da Saudade. Este ano ainda não está definida a casa, mas uma coisa é certa: os estudantes que ficarem nas residências nesta quadra festiva podem inscrever-se aqui até 14 de dezembro.