SCUC 2023 - Concerto de Arquitetura no Colégio das Artes

Três antigos alunos do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra apresentam um novo olhar sobre a arquitetura, na forma de performance musical. O concerto tem lugar no Colégio das Artes, no próximo dia 9 de março, pelas 18 horas.

Ana Bartolomeu
06 março, 2023≈ 3 mins de leitura

“Olhar para a arquitetura através da música” é o desafio que a Ciclos Velozes Associação propõe com o Concerto de Arquitetura, no próximo dia 9 de março, pelas 18h, no pátio do Colégio das Artes.

Três músicos-arquitetos, antigos alunos do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, vão interpretar seis canções numa “performance musical que funciona como um exercício de reflexão acerca do papel social da arquitetura”, conta João Peralta, um dos elementos do grupo.

O espetáculo tem como base teórica um livro que provém de uma dissertação de mestrado intitulada “Por um conhecimento sensível do processo de produção arquitetónico”. “É uma maneira lúdica e interativa de refletir sobre a arquitetura, mas com base teórica sólida que é o livro”, esclarece João Peralta.

Na busca de uma nova maneira de ver o mundo e, em particular, de ver a arquitetura, os músicos-arquitetos querem envolver o público no decorrer do espetáculo. “Há uma música em que vamos distribuir copos de espumante, há uma outra em que queremos o público a cantar connosco” e no fim a performance estará aberta ao debate por que “também importa entender e fazer a leitura do evento”.

Ao encontro do tema da XXV Semana Cultural da UC, João Peralta explica que o grupo pretende “ter como Horizonte pensar com e sobre as pessoas que constroem a arquitetura que por norma ficam esquecidas, como o pedreiro e o carpinteiro.” Pretendem também pensar a arquitetura “com um sentido de preocupação ambiental e sobre o próprio papel do arquiteto no processo de produção”, conclui.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2023 em www.uc.pt/semanacultural

Concerto de Arquitetura l Quinta-feira, 9 de março l 18 horas l Colégio das Artes

Músicos-arquitetos performam Concerto de Arquitetura, uma aproximação ao processo de produção arquitetónica que procura explorar horizontes subjetivos de conhecimento a partir da música. A partir de músicas que foram incluídas no corpo de uma dissertação, uma banda trabalha lírica, musical e performaticamente o tema da aproximação ao processo como estímulo para a partilha de perspetivas sobre Arquitetura.

CICLOS VELOZES ASSOCIAÇÃO

Lugares Limitados | Reservas para 18.oficina@gmail.com