Secretária de Estado da Inclusão de visita ao Student Hub da Universidade de Coimbra

As intervenções realizadas nas instalações, no âmbito do Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos, contemplaram a realização de rampas e a adaptação de instalações sanitárias e de balcões de atendimento.

Marta Costa
29 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

No ano passado, entraram no Ensino Superior cerca de 630 estudante com necessidades educativas especiais. E "o número tem subido todos os anos, pelo menos desde 2016", revela a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. A responsável visitou o Student Hub da Universidade de Coimbra (UC), após a sua plena instalação na Faculdade de Medicina, no polo I da UC. "Significa que os alunos estão a ter mais sucesso no seu percurso escolar, estão a acreditar mais em si próprios e nas suas capacidades, e apostam", acredita Ana Sofia Antunes.

As instalações do Student Hub da UC foram alvo de intervenções, no âmbito do Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos. Com um financiamento superior a 240 mil euros, as intervenções contemplaram a realização de rampas e a adaptação de instalações sanitárias e de balcões de atendimento. "O edificio ganhou muito com a eliminação de barreiras e construção de acessibilidades", sublinha a Secretária de Estado da Inclusão. E acrescenta que, "mais do que isso, é ter também um espaço inclusivo que pode receber a qualquer hora e congrega acesso à tecnologia, espaços para trabalho, estudo, apoio à empregabilidade" no mesmo local.

De acordo com Ana Sofia Antunes, o Student Hub da UC é um exemplo que, "acima de tudo, vai facilitar a vida a todos os estudantes, com e sem deficiência"

Eis o que pode fazer:

Na Universidade de Coimbra, adiantou o Reitor da UC, Amílcar Falcão, tem havido um aumento do número de alunos com necessidades educativas especiais mas também nas ações "de sensibilização". Do exemplo da Biblioteca Geral, onde recentemente foi inaugurada uma sala inclusiva, o Reitor da UC afirma ainda que "estamos a trabalhar, neste momento, na formação de professores" no contexto da inclusividade. O objetivo é que se tenha "o sistema montado para que todos e todas tenham acesso aos diferentes graus de ensino em igualdade de condições e com oportunidades iguais", sublinha Amílcar Falcão.

A visita acontece após a plena instalação do Student Hub, um espaço que concentra um conjunto significativo de serviços relacionados com a gestão da vida académica dos estudantes, acessível a todas as pessoas.