Segunda temporada do Pluralizando o Antropoceno com colóquio a 22 de outubro

As palestras do Ciclo de Conferências em Serralves sobre o Antropoceno e os grandes desafios sociais e ecológicos do mundo contemporâneo estendem-se até dezembro.

18 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 22 de outubro realiza-se o colóquio "Antropizando a terra: onde é que se errou?", no âmbito da segunda temporada do ciclo Pluralizando o Antropoceno.

A sessão vai estar a cargo de Philippe Descola, do Collège de France, um dos mais famosos antropólogos contemporâneos, e terá como moderador Gonçalo Santos, curador da iniciativa, docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e diretor da rede de pesquisa internacional Sci-Tech Asia.

A palestra vai decorrer online, em inglês, e terá uma duração de 45 minutos seguida de cerca de 45 minutos de questões. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita através do formulário disponível aqui.

“Pluralizando o Antropoceno II” contará com a presença de figuras bem conhecidas nas humanidades e nas ciências que têm estado a trabalhar sobre questões de política e história ambiental em contextos diversos.

Se a primeira temporada de Pluralizando o Antropoceno ajudou a disseminar o conceito do Antropoceno em Portugal, esta segunda temporada procurará criar as condições para o estabelecimento de um fórum ambiente mundial. Cada palestra será seguida por uma conversa informal que será também aberta à participação ativa da audiência. O ciclo nasceu pelas mãos de investigadores do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a Fundação de Serralves e com a rede de pesquisa Sci-Tech Asia, o Centre for Functional Ecology—Science for People and the Planet e o Departamento de Ciências da Vida da FCTUC.

Mais informações aqui.