Semana Cultural da UC: "uma montra transversal da atividade cultural da Universidade"

São cerca de 40 iniciativas a acontecer entre 1 e 15 de março.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

De 1 a 15 de março, a Universidade de Coimbra (UC) volta a ser o ponto de partida e de chegada para a cultura.

“Temos um programa que espelha a vontade das pessoas de voltar ao contacto”. Foram apresentadas as cerca de 35 iniciativas que integram a programação da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC). De acordo com o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, é um “retomar com toda a intensidade à programação presencial” com iniciativas que incluem performances, teatro ou música. “É um programa transversal”, garante Delfim Leão.

Com o tema “O Tempo”, o Vice-Reitor sublinha a importância de “perceber o tipo de reflexões que o tema inspirou”. Considerando que vivemos atualmente “um momento de esperança em deixarmos para trás a pandemia e, ao mesmo tempo, em fazer a avaliação do que se passou e projetar o futuro” o responsável acredita que “o tema da SCUC pretende sublinhar todas essas dimensões”.

“É um programa eclético, em que cada um poderá escolher os trajetos que quer seguir”. Para Delfim Leão, a Semana Cultural volta a “assumir a vontade de ter como palco de intervenção toda a Universidade e toda a cidade também”, ocupando vários locais. Também em termos de intervenientes, o responsável refere que para além dos grupos académicos, há ainda a participação de grupos da cidade e internacionais, mostrando que “a Universidade não está fechada sobre si mesma”.

Eis o que pode fazer:

Com o objetivo claro de tentar chegar ao maior número de públicos, a SCUC apresenta iniciativas para todas as idades, permitindo um "diálogo global entre gerações". Há ainda marcos que são destacados na programação, como uma "homenagem à lusofonia como um todo", apresentando eventos que distinguem os 200 anos da independência do Brasil ou os 20 anos de Timor Leste, explica Delfim Leão.

Há ainda cerca de uma dezena de eventos convergentes que, apesar de ligados, “expandem o evento em si, dentro da preocupação de nortear a atividade pelas vertentes performativa e de investigação. Há também uma preocupação formativa que se exprime muito bem nestes eventos”, conta.

Conheça toda a programação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural