Seminário de apresentação dos resultados do projeto ReSEt da Universidade de Coimbra

Eventos dedicados ao tema do restauro de sapais estuarinos como resposta às alterações climáticas vão ter lugar nos dias 17 e 18 de dezembro, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

16 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

O projeto ReSEt dá o mote para dois dias de eventos sobre sustentabilidade e combate às alterações climáticas promovidos pelo Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra (MARE-UC) na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

Na manhã do dia 17 de dezembro terá lugar o evento "Gestão conjunta de zonas estuarinas – Preparar o futuro", visando promover a colaboração entre a academia e entidades públicas e privadas em futuros projetos focados na gestão integrada de ecossistemas costeiros. Durante a tarde decorrerá o seminário “Aquacultura Sustentável”, que pretende fomentar a colaboração entre a comunidade científica e o sector da Economia Azul para o desenvolvimento de práticas aquícolas mais sustentáveis (inscrições aqui). Finalmente, no dia 18 de dezembro realizar-se-á uma reunião privada com os principais stakeholders, incluindo decisores políticos e responsáveis pela definição e realização de ações ambientais.

O Projeto ReSEt – Restauro de Sapais Estuarinos com vista à sustentabilidade, integrado no UC Mar, pretende potenciar a proteção e restauro de sapais estuarinos do Mondego e a sua biodiversidade, numa perspetiva de preservação e utilização sustentável de recursos e da valorização dos serviços fornecidos por estes ecossistemas.

Este projeto, desenvolvido no Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, visa assim potenciar a sustentabilidade dos ecossistemas e biodiversidade marinha, através da manutenção dos serviços dos ecossistemas e o reforço dos mecanismos que poderão assegurar a identificação e resposta atempada ao impacto negativo na biodiversidade provocado pelas alterações climáticas.

Trata-se de um projeto inovador com a aplicação prática de soluções desenvolvidas em áreas degradadas de sapal do estuário do Mondego, podendo ser facilmente replicada para outros sistemas.

O projeto RESET é um projeto cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas. Mais informações em https://www.uc.pt/ucmar/i-d-i/os-nossos-projetos/#reset

Programa


PROGRAMA

17 de dezembro – Evento "Gestão conjunta de zonas estuarinas – Preparar o futuro"

9h30 Receção de convidados e participantes

10h00 Boas-vindas e Abertura, Tiago Verdelhos, Gestor do projeto ReSEt – Restauro de Sapais Estuarinos com vista à sustentabilidade / Laboratório MAREFOZ

10h15 Apresentação de projetos de I&D de conservação e gestão de zonas estuarinas

11h00 Networking coffee

11h30 Debate “Gestão conjunta de zonas estuarinas – Preparar o futuro”

12h30 Encerramento

17 de dezembro – Seminário “Aquacultura Sustentável”

14h00 Receção de convidados e participantes

14h30 Boas-vindas e Abertura | Câmara Municipal da Figueira da Foz

14h45 Enquadramento geral do setor de Aquacultura em Portugal, Fábio Barroso da Associação Portuguesa de Aquacultores

15h00 Políticas de sustentabilidade na aquacultura, Cristina Borges da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços

15h15 Importância do GAL Pescas no incentivo à aquacultura e pesca sustentável, António Santos da Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

15h30 Empreendedorismo ligado ao mar e aos seus recursos, Ana Silva da Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz

15h45 Networking coffee

16h15 Importância das Universidades/Centros de Investigação na aquacultura e na sustentabilidade do sector, Sónia Seixas da Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-Universidade de Coimbra)

16h30 ALGADEPUR – Aquacultura Integrada Multitrófica como veículo de sustentabilidade, Cristina Rocha, investigadora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra.

16h45 OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar, Tiago Verdelhos investigador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra.

17h00 Mesa Redonda “Estratégias para uma Aquacultura Sustentável”

Moderador: João Carlos Marques, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra.

Pedro Pousão, IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Jorge Camarneiro, Associação Portuguesa de Aquacultores

Ricardo Calado, CESAM-Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Dina Ferreira, Autoridade de Gestão do Programa Operacional MAR2020

17h30 Porto de Honra

18 de dezembro – Reunião privada com stakeholders

9h30 Receção dos participantes

10h00 Apresentação de resultados dos projetos ALGADEPUR e OtimO, Cristina Rocha e Tiago Verdelhos, investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra.

11h00 Visitas aos sistemas piloto de aquacultura | Laboratório Marefoz e Salinas de Lavos

12h30 Encerramento

Projetos ALGADEPUR E OTIMO

O projeto ALGADEPUR – Aquacultura Multitrófica Integrada como veículo de sustentabilidade visa desenvolver uma tecnologia de tratamento de efluentes de aquacultura eficiente, prática e baixa manutenção para pequenas/médias aquaculturas, tornando o setor mais sustentável e ecológico e contribuindo para a valorização de recursos e o desenvolvimento económico da região.

Por sua vez, o objetivo do projeto OtimO – Otimização dos projetos de produção de Ouriço-do-mar, é o desenvolvimento e validação de um modelo inovador de produção de ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus), visando a economia azul com base na transferência de conhecimento I&D para o setor económico através de inovação, promovendo a diversificação e aumento de competitividade da economia das zonas costeiras, e potenciando o desenvolvimento local assente no empreendedorismo, criação de emprego sustentável e inovação social.

MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ é um laboratório do Mar e do Ambiente, localizado na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz. A equipa de investigação do projeto Reset integra o centro de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.

O Laboratório MAREFOZ tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.

Dispõe de infraestruturas laboratoriais bem equipadas – Sala de Processamento de Amostras, Sala de Cultivo Experimental, Sala de Ótica e Sala de Química equipado com equipamentos de alta tecnologia (cromatografia líquida, análise de carbono orgânico total, equipamento de análise multiparâmetros, espectrometria de massa de relação de isótopo, etc) – apresentando as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental dos ecossistemas estuarinos e costeiros da zona.

UC MAR

O UC MAR - Transferência de Conhecimento ao serviço da Economia do Mar é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação e desenvolvimento.

O UC MAR pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.

Investigadores multidisciplinares da Universidade estão a desenvolver um conjunto de tarefas específicas que têm como propósito a inovação do setor das pescas e da aquacultura.

Coimbra, xxx de dezembro de 2021