Seminário online "Combater o Greenwashing" acontece a 26 de novembro

O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. A iniciativa pretende promover as boas práticas, a nível pessoal e empresarial, no sentido de salvar o planeta.

MS
Milene Santos
23 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 26 de novembro, das 16h00 às 18h00 (GMT), tem lugar o seminário "Combater o Greenwashing", uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Global Compact Network Portugal, com o apoio da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e do projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo.

Com o subtítulo “Manual de instruções para salvarmos o Planeta”, a iniciativa, destinada não só a toda a comunidade universitária, mas também aberta ao público em geral, pretende promover boas práticas, quer a nível pessoal, quer a nível institucional e empresarial. As inscrições estão abertas até ao dia 25 de novembro aqui.

O seminário vai contar com quatro oradores convidados, com Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e da Global Compact Network Portugal, a abrir os trabalhos, com o tema “Greenwashing, um fenómeno a evitar”.

Leonardo Rocha Souza trará ao evento a visão das Nações Unidas, abordando a importância das estatísticas e de indicadores para as políticas energéticas, seguindo-se a perspetiva empresarial, com o Diretor da Altice Labs, Alcino Lavrador, que abordará a ligação entre inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Por fim, Bela Gil, apresentadora, chef de cozinha e influenciadora digital focada em temas de sustentabilidade, trará um testemunho mais pessoal sobre o tema.

A sessão encerra com as intervenções de Filipe Rocha, Chefe da Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra, e da Pró-Reitora da Universidade de Coimbra, Patrícia Pereira da Silva.

A iniciativa decorrerá em formato online, sendo a participação gratuita.

O link de acesso ao seminário será enviado no próprio dia do evento, 26 de novembro, para o e-mail indicado aquando da inscrição.

Abertura e Talk 1 “Greenwashing, um fenómeno a evitar”

Mário Parra da Silva é atualmente o Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), da Global Compact Network Portugal e da Aliança ODS Portugal.

Frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, tendo-se especializado em Consultoria e Formação nas áreas de Marketing e Gestão Comercial.

Para além de trabalho na política e em outras associações de relevo, Mário Parra da Silva passou também na Xerox, ICL e Alcatel. Fundou a APEE e a Corporate Wellness International Institute (onde também é Presidente), a Softag, AS e a Pedra Base, Lda. (onde é sócio-gerente). É ainda Consultor em Processos de Mudança, Estratégia Comercial, Bem-Estar Organizacional e Desenvolvimento Sustentável.

Talk 2 - "Importância de estatísticas e indicadores para políticas energéticas"

Leonardo Rocha Souza é chefe da Secção de Estatísticas Energéticas da Divisão de Estatística das Nações Unidas (DENU), sendo responsável pela base de dados de estatísticas energéticas da ONU e publicações dela derivadas.

Antes de começar as suas funções na DENU, trabalhou no governo brasileiro como Assessor Económico no então Ministério do Planeamento, Orçamento e Gestão, foi professor investigador no Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e ainda fez parte de inúmeros projetos de consultoria no Brasil, principalmente na área da energia.

Leonardo Rocha Souza publicou diversos artigos científicos em jornais internacionais e é Doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, tendo feito parte de seu doutoramento no Departamento de Economia da Universidade de Warwick, Reino Unido.

Talk 3 - "Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social"

Alcino Lavrador é o Diretor Geral da Altice Labs, anteriormente PT Inovação, o centro de Investigação e desenvolvimento tecnológico do Grupo Altice.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, desenvolveu a sua carreira profissional nesta empresa, tendo liderado importantes projetos de suporte à internacionalização da Portugal Telecom e da PT Inovação, onde assumiu a posição de Presidente Executivo em 2008.

Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e do conselho da Indústria Portuguesa da CIP, Alcino Lavrador ocupa ainda funções em diversas entidades portuguesas relacionadas com inovação e TIC e é Vice-Presidente do Pólo de Competitividade nas TIC e Eletrónica – TICE, o cluster das TIC em Portugal.

Talk 4 - "Sustentabilidade na Primeira Pessoa"

Bela Gil é mestre em Ciências Gastronómicas pela Universidade de Ciências Gastronómicas de Itália, bacharelada em nutrição pela Hunter College em Nova York e especializada em alimentação e nutrição holística, tendo os cursos de Nutrição Ayurveda, Iridologia, Macrobiótica, Permacultura e Agroecologia, tornando-se Chef de Cozinha pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York.

Atualmente é ainda vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico; apresentadora no canal GNT, com o seu programa de sucesso “Bela Cozinha, Vida mais Bela e Refazenda”; escritora com mais de 430 mil exemplares vendidos no Brasil e Portugal; ativista; e professora convidada do programa de pós-graduação online da PUC-RS.

Através do seu Canal no YouTube, Bela Gil aborda temas ligados à vida saudável, consumo consciente e maternidade. O seu ativismo pelo tema da alimentação saudável já lhe fez receber vários prémios: o “Cariocas do Ano em 2015”, a “Medalha da Ordem ao Mérito da Gastronomia” e a “Medalha do Mérito 2 de Julho”.

Mesa de Discussão

Desafiar o presente para reinventar o futuro! Ser capaz de desenvolver soluções originais e transformar ameaças em grandes oportunidades, esta é a vocação de Tânia Covas.

Licenciada em Comunicação, especialista em Gestão do Conhecimento, Mestre em Gestão Pública e Doutoranda em Gestão, a nossa moderadora é uma empreendedora por natureza, tendo atuado como Gestora de Inovação na Universidade de Coimbra e como Gestora de Comunicação e Marketing no Inov C - Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal.

Atualmente, Tânia Covas é Assessora nos Órgãos de Governo da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é claro: fazer-nos sair da nossa zona de conforto e criar o máximo de disrupção possível!

Encerramento

Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra

Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, Filipe Rocha exerce funções de Chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra, com destaque para as áreas do apoio ao processo de planeamento estratégico e operacional, acompanhamento e realização de previsões e de estudos.

Nos últimos anos tem vindo a acompanhar as questões relacionadas com a sustentabilidade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável, parte essencial do Plano Estratégico 2019-2023, representando a Universidade de Coimbra em diversos fóruns relacionados com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Desde 2 de novembro, Filipe Rocha é também responsável pelo Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (GDS.UC)

Conclusões

Patrícia Pereira da Silva é Pró-Reitora da Universidade de Coimbra, desde 1 de março de 2019, e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo Doutorada em Gestão de Empresas - especialidade de Finanças, com aplicação ao setor energético.

É membro do Centre for Business and Economics Research (CeBER) e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESCC), tendo sido Visiting Researcher at Sloan School of Management and MIT Energy Initiative (MITEI).

Patrícia Pereira da Silva é ainda membro da Comissão de Coordenação Científica e de Gestão da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (EfS-UC), membro fundador da Associação Portuguesa da Economia de Energia (APEEN) e membro conselheira do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).