Serenata Queima das Fitas regressa ao Pátio das Escolas, com público

600 estudantes de forma presencial e transmissão online através de plataformas sociais e órgãos de comunicação social é o esperado para o evento marcado para 27 de maio.

19 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Quinta-feira, 27 de maio, a partir das 21 horas, o Pátio das Escolas volta a encher-se de solenidade para ouvir a Canção de Coimbra. À semelhança do que aconteceu há um ano, a Serenata Simbólica da Queima das Fitas volta a acontecer, mas, em 2021, estudantes podem assistir presencialmente, dentro das medidas de segurança estipuladas.

A lotação máxima é de 600 estudantes, que podem adquirir os bilhetes através da plataforma BOL a partir de 21 de maio. Após o pré-registo, é feito o agendamento de teste de antigénio. Após confirmação de resultado negativo, os estudantes podem assistir presencialmente ao espetáculo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O secretário-geral da Queima das Fitas, Carlos Missel, revela que a organização vai “garantir a presença a todos os cursos do Ensino Superior de Coimbra, tanto da Universidade de Coimbra (UC) como dos Institutos Politécnicos” e ,para quem não conseguir acesso às vagas disponíveis, “haverá transmissão online” aberta a todos.

A Serenata “será na mesma Simbólica [como em 2020] porque, se houver condições, não só para isso, haverá uma Serenata Monumental em outubro”. Para Carlos Missel, o evento “é importantíssimo”. “É o primeiro evento a acontecer que envolve estudantes, e estamos cientes da responsabilidade que é e da exigência que temos que pôr na organização, que sabemos que é fulcral para que os próximos também sejam aprovados e que o regresso à normalidade, também na parte da vida académica, aconteça o mais breve possível”, garante o responsável.

Para além do público, também os músicos e toda a organização vai ter de realizar o teste de antigénio no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC). Os testes foram disponibilizados pela Reitoria da UC, revelou Carlos Missel, “parceira fulcral para este evento, não apenas ao nível do planeamento”. “Da Universidade, da cidade, dos estudantes, este ano tal como ano passado, notámos uma enorme vontade em ajudar para o regresso à normalidade da vida académica”, sublinha o secretário-geral da Queima das Fitas.

Marta Costa