Serviços de Saúde da UC com mais de 9000 consultas em 2024

Os Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra oferecem consultas de várias especialidades e promovem iniciativas de saúde mental, prevenção e bem-estar, atendendo tanto estudantes quanto funcionários.

KP
Karine Paniza
MC
Maria Cano
26 setembro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Oferecer cuidados médicos a todos os membros da comunidade universitária, incluindo estudantes e trabalhadores da instituição, este é o mote dos Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra (UC). Localizados no edifício da Faculdade de Medicina no Pólo 1, os serviços são prestados a preços reduzidos ou gratuitamente.

O chefe de Divisão da área da Saúde e Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviço de Ação Social da UC (SASUC), António Queirós, explicou que as consultas oferecidas abrangem várias especialidades: "Consultas de clínica geral, de ginecologia e planeamento, consultas de medicina do viajante". O Serviço de Saúde disponibiliza ainda "consultas de psiquiatria com uma consulta própria para os jovens estudantes universitários, consultas de psicologia e também serviços de enfermagem", afirmou.

Além das consultas, a Divisão da área da Saúde e Gestão da Segurança no Trabalho promove programas de saúde, como a distribuição gratuita de contracetivos e rastreios. "Fazemos um programa de check-up laboratorial geral para quem pede e também rastreio das infeções sexualmente transmissíveis", explica António Queirós.

A área da saúde mental também recebe uma atenção especial, com um programa de apoio dedicado aos estudantes. "Temos um programa bastante complexo de promoção da saúde mental dentro da Universidade de Coimbra", revelou o responsável.

Em 2024, o número total de consultas realizadas superou os 9000 atendimentos, com destaque para as 2500 consultas na área de psicologia. António Queirós salientou a importância desses serviços: "Fizemos rastreamento de cerca de 350 estudantes para infeções sexualmente transmissíveis. Conseguimos fazer também cerca de 600 check-ups gerais."

O processo para contactar os serviços é simples e pode ser feito de diversas formas. "Quando o aluno precisa de nos contactar, pode fazê-lo presencialmente nas nossas instalações com o secretariado que está aberto nas horas habituais de atendimento ao público. Pode fazê-lo através da Internet, e há um formulário próprio para fazer ou pode fazê-lo por telefone", explicou o reponsável.

Os estudantes têm também a possibilidade de participar em grupos terapêuticos que visam promover a sua integração e interação. Há intervenções de caráter terapêutico - STOP Procrastinação (inscrições abertas aqui), Insónia de A a Zzz e Grupo de gestão da ansiedade (ambos com inscrições a abrir em outubro) – e outras de promoção de competências.

Os serviços são acessíveis não só aos estudantes da UC, mas também a funcionários, docentes e até familiares de estudantes e trabalhadores. "Independentemente de serem de outras zonas ou até mesmo de Coimbra e terem o seu médico de família, podem sempre vir cá, já que o processo é independente", garantiu o chefe de Divisão.

O apoio é igualmente abrangente em termos de diagnóstico e tratamento. "Nós temos um acordo com o Serviço Nacional de Saúde e, portanto, podemos fazer requisições de exames complementares de diagnóstico, radiografias, análises, etc. Podemos prescrever medicamentos tal como um centro de saúde", concluiu António Queirós.

Pode consultar informações sobre os serviços de saúde oferecidos pelos SASUC em https://www.uc.pt/sasuc/servicos-de-saude.