Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho da UC assinalam o Dia Mundial da Saúde Mental

Está previsto um conjunto de iniciativas que vão ter lugar de 8 a 15 de outubro.

MS
Milene Santos
07 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

Os Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho da Universidade de Coimbra (UC) assinalam o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra no próximo dia 10 de outubro, com o objetivo de consciencializar e defender a saúde mental contra o estigma social.

Está previsto um conjunto de iniciativas que terão lugar durante a semana de 8 a 15 de outubro. Uma dessas atividades é a exposição virtual "Perspetiva", que dá espaço a testemunhos de estudantes e trabalhadores utentes das Consultas de Psicologia dos Serviços de Saúde da UC. Com relatos na primeira pessoa, em vídeo e áudio, contributos criativos em desenho, fotografia, pintura e multimédia mostra-se como é vista a saúde mental, a psicoterapia e a recuperação do bem-estar emocional. A exposição está disponível aqui.

Na página que compila as iniciativas dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho da UC para o Dia Mundial da Saúde Mental - uc.pt/semana-saude-mental - estão também disponíveis três tutoriais que pretendem auxiliar no treino de algumas competências de regulação das emoções, com ferramentas que poderão ser úteis no contexto laboral.

Vão ser ainda promovidas, para a comunidade UC, duas sessões de meditação em grupo, um recurso para a promoção do bem-estar emocional e prevenção de problemas de saúde mental, a realizar no dia 14 de outubro, às 12h00 e às 17h30, na Sala dos Grelhados, cantinas Azuis (junto ao Jardim da AAC). As inscrições estão disponíveis aqui.