Simpósio "Playback the music of the brain: From sound to emotion" realiza-se a 9 de setembro

A iniciativa vai ter lugar no Exploratório Ciência Viva, em Coimbra.

29 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

A música é um veículo de emoções? É possível identificar propriedades acústicas que determinem o conteúdo emocional de uma música específica? Podemos decodificar o conteúdo emocional da música?

Estas questões servem de mote para o simpósio "Playback the music of the brain: From sound to emotion", que vai realizar-se no próximo dia 9 de Setembro no Exploratório Ciência Viva, em Coimbra. O simpósio, nascido no contexto do projeto de investigação "Playback the music of the brain", visa fomentar a partilha de ideias e metodologias inovadoras no estudo da música e das emoções.

Os efeitos da música na regulação emocional e no circuito de recompensa representam um dos temas de estudo mais relevantes para especialistas em neurociência afetiva e neurociência cognitiva. A compreensão dos mecanismos envolvidos será crucial para o desenvolvimento de novas intervenções baseadas em música. O simpósio visa assim abordar diferentes aspetos da música e os correlatos neurais da experiência de ouvir música, e representa uma oportunidade para reunir especialistas nacionais e internacionais em música (music information retrieval), imagem médica, cognição e comportamento.

A participação no simpósio é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas em https://cibit-uc.github.io/brainplayback-symposium2022/ ou através do e-mail brainplaybacksymposium2022@icnas.uc.pt.

O simpósio é organizado pelo Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra, em colaboração com outras estruturas do tecido científico nacional, e insere-se no projeto Fundação para a Ciência e Tecnologia do Exploratório "Playback the music of the brain".

Partilhe