"Solidão e Saúde – é urgente um novo olhar sobre a integração de cuidados" é tema do próximo Ciências às Seis com João Malva

A sessão tem lugar a 8 de novembro, às 18h00.

04 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 8 de novembro, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Solidão e Saúde – é urgente um novo olhar sobre a integração de cuidados", com João Malva (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e moderação de António Piedade.

A sessão é inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis!", uma iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica. A participação é livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Resumo da palestra

A pandemia COVID-19 revelou enormes fragilidades na organização das nossas sociedades. A pandemia atacou em especial os mais frágeis, muitas vezes os cidadãos de maior idade e de condição de saúde mais precária. O vírus, SARS-Cov-2, entrou nos lares de idosos e provocou o caos, revelando limitações na resposta das instituições na articulação entre cuidados sociais e cuidados de saúde.

A pandemia mostrou como o SARS-Cov-2 pode provocar envelhecimento acelerado dos pacientes com múltiplas condições crónicas, criando uma tempestade inflamatória que resulta em descompensação da homeostasia e falência de múltiplos órgãos. Muito se passou a conhecer sobre o efeito do vírus, mas muito falta por conhecer, especialmente na forma crónica de Covid longo.

A pandemia carregou ainda com o confinamento dos cidadãos que em muitos casos agravou ou desencadeou graves sentimentos de solidão. Em muitos casos, a solidão continua a degradação física e psicológica iniciada pelo confinamento, constituindo uma verdadeira pandemia silenciosa. É urgente intervir sobre a solidão, identificando casos de risco e capacitando os cidadãos para lidar positivamente com a solidão, evitando a degradação da saúde física e psicológica.

Nota biográfica do orador

João O. Malva é Investigador Coordenador e Diretor do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É doutorado em Biologia Celular (1997), com Agregação (2009) em Biomedicina. Coordena o consórcio Ageing@Coimbra, Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

João Malva foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011), publicou cerca de 170 artigos e vários capítulos de livros.

É editor de “Interaction Between Neurons and Glia in Aging and Disease” - Springer, 2007 e “Aging: from fundamental biology to societal impact” – Elsevier/Academic Press, 2022.

Com uma carreira científica fortemente desenvolvida no domínio das Neurociências, os seus trabalhos são extremamente citados (> 5100 vezes), tendo acumulado um fator h 43, na área de neuroproteção, neuroinflamação e neurogénese.

Coordenou projetos europeus que incluem o “Teaming” para o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), o “ERA Chair” na Universidade de Coimbra (ERA@UC), a escola europeia de doutoramento em envelhecimento (EIT Health Ageing PhD School), o projeto Excellence Hubs “Changeing”, entre outros. Orientou uma dúzia de doutoramentos concluídos com sucesso na Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, onde também foi professor de Fisiologia.

Foi membro do Conselho Científico e da Assembleia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, membro do Senado da Universidade de Coimbra, membro do Conselho Científico e Subdiretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

É consultor da Fundação La Caixa para o Programa Seniores, incluindo o Programa Sempre Acompanhados, em Portugal.

É deputado na Assembleia Municipal de Coimbra e líder de grupo eleito pelos “Cidadãos por Coimbra”.