Sonhos de uma vida – a última aula de Maria Luísa Sá e Melo na FFUC

18 dezembro, 2014≈ 6 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Estou feliz por ter chegado aqui e triste por ir embora”. Foi com esta “mistura de sentimentos” que Maria Luísa Sá e Melo deu a sua última aula na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Num auditório cheio de docentes, alunos e amigos, a docente da FFUC deu a palestra “Sonhos de uma vida, o tempo e as circunstâncias”.

Maria Luísa Sá e Melo é “uma professora que marcou toda uma geração de estudantes” conta Jorge Salvador, docente e um dos responsáveis pela organização da Aula de Jubilação que se realizou a 17 de dezembro de 2014. “Foi ela que implementou a química farmacêutica na FFUC”, exemplifica Jorge Salvador. O responsável resume o percurso de Maria Luísa Sá e Melo com três adjetivos: “competência, respeito e rigor”.

Uma professora que marcou toda uma geração de estudantes

“Não digo que vai ser uma perda para a FFUC porque vai continuar a trabalhar com funções diferentes”. De acordo com o também coordenador do mestrado em Química Farmacêutica Industrial, Maria Luísa Sá e Melo vai continuar a ser “uma mais-valia enorme para a FFUC nos próximos anos”. “E todos nós continuaremos a contar com ela”, admite.

A última aula foi uma “retrospetiva de tudo o que foi a vida” de Maria Luísa Sá e Melo. “Para ficarem com uma ideia do que foi o seu percurso dentro da FFUC”, refere Jorge Salvador. Nas palavras da homenageada: “foi um percurso com o qual estou muito tranquila. Fiz tudo o que era possível: dediquei-me à faculdade, aos meus alunos e à investigação”.

A aula de jubilação de Maria Luísa Sá e Melo realizou-se a 17 de dezembro de 2014, na FFUC.

Imagens da Aula de Jubilação da Professora Maria Luísa Sá e Melo, da Faculdade de Farmácia da UC: