TAGV credenciado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O TAGV é um dos primeiros 50 equipamentos e entidades culturais em todo o País a fazer parte desta Rede.

27 agosto, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Prestes a completar o seu sexagésimo aniversário, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) acaba de receber um presente antecipado: a credenciação para integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

“Para o TAGV, é particularmente importante poder, pela primeira vez, ter a oportunidade de ter um financiamento público que ultrapassa um financiamento pontual, mais estruturado”, revela o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira. A RTCP, através do apoio às entidades, tem como objetivos o aumento da procura e oferta culturais e das coproduções entre entidades, o reforço da circulação de obras artísticas, o apoio ao desenvolvimento de boas práticas na transição digital, sustentabilidade ambiental, inclusão e acessibilidade física, social e intelectual, entre outros.

Pertencer à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses “é muito importante porque completa o sistema de financiamento que até agora valorizava, sobretudo, a criação e a programação de alguns festivais e que assim abre espaço para, numa rede mais descentralizada, poder ter mais estruturas no território, programar e fazer circular projetos de criação por todo o país”, acrescenta o diretor.

A Universidade de Coimbra (UC) ao longo dos 60 anos do TAGV, celebrados em 2021, “mantém uma estrutura física com pessoas dedicadas e investimento no Teatro”. “Portanto, é também merecedora desse crédito, de ter ajudado a construir uma cidade aberta, plural, internacionalizada que é a cidade de Coimbra”, afirma Fernando Matos Oliveira.

O TAGV, enquanto espaço universitário inscrito na Rede é reconhecido como ” um espaço aberto, um Teatro que conjuga uma dimensão artística com uma dimensão de investigação, experimentação, criação e de reflexão sobre a prática artística”, defende o diretor. Ao mesmo tempo a credenciação destaca a “história do próprio TAGV que, desde a sua fundação, tem um caráter transdisciplinar com o teatro, a dança, a música e o cinema”, refere o também docente da UC.

Com os olhos postos no futuro, Fernando Matos Oliveira acredita que “estar nesta Rede, sendo uma entidade credenciada, vai permitir apresentar projetos de candidatura de programação a quatro anos de maneira mais sustentada e continuada”.

Mais informações sobre a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses em https://www.dgartes.gov.pt/pt/rtcp

Marta Costa e Karine Paniza