TAGV pronto a receber o Abril Dança em Coimbra 2022

Festival de dança contemporânea arranca a 1 de abril no TAGV e Convento São Francisco.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
29 março, 2022≈ 2 mins de leitura

NEON 80, de Beatriz Dias, sobe ao palco do TAGV a 14 de abril

© DR | Paulo Pimenta

A dança contemporânea está de regresso à cidade. Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e Convento de São Francisco são mais uma vez palcos do festival Abril Dança em Coimbra. Depois de uma interrupção devido à situação pandémica global, o festival arranca já a 1 de abril.

"É um projeto muito importante para o trabalho de programação e de encontro com as artes que se vem desenvolvendo no TAGV", explica o diretor. De acordo com Fernando Matos Oliveira, "é um reinício", após dois anos de pandemia.

Em 2022, o Abril Dança em Coimbra apresenta-se com cerca de uma dezena de espetáculos. "Esta edição tem características particulares", revela Fernando Matos Oliveira. Desde logo, o responsável conta que, para além da "apresentação de um conjunto de criações contemporâneas, o festival tem a possibilidade de trazer para a Universidade e para a cidade, projetos de residência artística, de co-produção, de criação, e a exibição de filmes nos quais a dança é o objeto principal".

Eis o que pode fazer:

O programa inclui residências artísticas, quatro estreias nacionais, duas criações internacionais e duas criações para públicos escolares. O festival vai promover ainda a exibição de filmes comentados, que convocam a dança para primeiro plano, documentários e a realização de workshops e masterclass e conversas com os artistas.

O Abril Dança em Coimbra é organizado pelo Teatro Académico de Gil Vicente/Universidade de Coimbra e o Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra. Mais informações em https://festivaladc.pt

Conheça a programação completa do Abril Dança em Coimbra 2022 aqui.