Teatro Académico de Gil Vicente assinala Dia Mundial do Teatro com debate online

26 março, 2021≈ 2 mins de leitura

© Pedro Rodrigues

No próximo dia 27 de março assinala-se o Dia Mundial do Teatro. Para assinalar a efeméride, o Teatro Académico de Gil Vicente organiza um debate online, pelas 21h30, aberto ao público e com projeção de excertos, em torno de registos filmados de espetáculos a partir de Gil Vicente.

A iniciativa, que vai contar com as participações de Nuno Meireles (DML/CLP-UC), José Alberto Ferreira (CHAIA-UÉ/FEA) e Fernando Matos Oliveira (Ceis20/TAGV-UC), propõe uma reflexão que passará pelas continuidades entre o teleteatro e o streaming.

Em destaque estarão as “Visitações de 1957” (RTP) e as d’ A Escola da Noite de 1995-2002. “Visitação/Monólogo do Vaqueiro”, primeiro texto de Vicente, foi representado em 1957 na emissão inicial da RTP, inaugurando as re-mediações que conhecem no streaming a sua versão mais recente. Na sessão também se falará de “Alma”, de 2013 (TNSJ), “Inês Pereira”, 2014 (ESMAE), até à mais recente edição em 2021 do DVD “Auto dos Físicos” (A Escola da Noite).

O debate vai decorrer via plataforma Zoom, com acesso aqui.

Consulte a Mensagem para o Dia Mundial do Teatro 2021 — 27 de março, da autoria da atriz Helen Mirren.

TAGV