TimeBuddy para gerir o tempo

29 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Vasco Vitorino, João Antunes, Hugo Teixeira, Rafael Pinho, Nelson Oliveira e André Pinho. Os seis alunos de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) criaram uma aplicação móvel para auxiliar a gestão de tempo. Assim surgiu o TimeBuddy.

João Antunes conta que, nas aulas, já utilizavam um programa para “medir o tempo que se gasta a fazer uma determinada tarefa ou atividade”, mas, de acordo com o aluno, este “era complicado”. “Pensámos em criar uma aplicação muito mais simples e que permitisse, ao mesmo tempo, fazer mais coisas”, explica. O gestor de tempo TimeBuddy surgiu como o projeto a desenvolver para a disciplina do terceiro ano da licenciatura. Hoje, os alunos têm “através de um clique”, a possibilidade de medir “os tempos que gastamos em determinadas tarefas, não só estudantis mas também de desporto, de trabalho, entre outras”, acrescenta João Antunes.

“O grande objetivo é ser uma aplicação mais simples e mais prática em relação aos outros concorrentes”, adianta Vasco Vitorino. Outro dos alunos criadores do TimeBuddy desvenda que queriam diferenciar-se para proporcionar “uma utilização mais usual, mais portátil”. As aplicações que existem são “muito pesadas, pouco portáteis e muito complicadas”, afirma o aluno da FCTUC, por isso, o grupo procurou a “simplificação e a praticabilidade”.

“Somos pessoas envolvidas em muitos projetos e há uma grande necessidade de organizarmos o nosso tempo”, conta Vasco Vitorino. E o TimeBuddy é uma aplicação mais pessoal, para “as pessoas poderem organizar as suas tarefas do dia-a-dia”, refere Vasco Vitorino. “Para estarem mais à vontade e com mais tempo para outras coisas”, conclui.

A aplicação já está disponível em versão BETA, gratuitamente, na Play Store. O próximo objectivo é expandir e melhorar a aplicação, através de, por exemplo, a criação de uma ferramenta para “medir o tempo que se gasta em determinadas aplicações”, afirma João Antunes. “Saber, ao final do dia, quanto tempo gastámos numa aplicação do género do Facebook, do email ou do Twitter, e ter ao final do dia ou final do mês um relatório sobre o tempo que gastamos nessas aplicações”, explica o aluno.

O TimeBuddy surgiu no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação da licenciatura de Engenharia Informática da FCTUC.