Tolentino Mendonça encerra ciclo de "6 conversas sobre/para a Paz" na FEUC

A sessão realiza-se a 22 de março, pelas 18h00, na Sala Keynes.

FF
FEUC
20 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© João Duarte | FEUC

No próximo dia 22 de março, pelas 18h00, na sala Keynes na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, chega ao fim o ciclo "Seis Conversas sobre/para a Paz", iniciado a 8 de fevereiro. Organizadas pela FEUC, e tendo a curadoria de José Manuel Pureza, docente daquela instituição de ensino, as conversas anteriores do ciclo foram animadas por Daniel Oliveira, Rita Rato, Francisco Ferreira, Cândida Pinto e Cristina Roldão. Ao longo das várias sessões, distintas dimensões da paz foram objeto de debate, desde a cessação da guerra até à justiça climática, à justiça histórica, à justiça social ou ao combate às discriminações.

Na sessão final, realizada por meio da disponibilização de um vídeo pré-gravado, o cardeal José Tolentino Mendonça, responsável máximo pelo Dicastério da Educação e Cultura e Prémio Universidade de Coimbra em 2021, falará sobre "A paz como utopia em realização". Na linha das sessões anteriores, haverá um debate presencial com o público interessado, não num formato de interação direta com o orador, mas dialogando com o seu pensamento.

Num tempo, como o nosso, em que o compromisso com a paz, em todas estas dimensões, está manifestamente diminuído pela lógica da guerra, a FEUC assumiu, com este ciclo de conversas, a sua responsabilidade social e cívica de colocar a universidade no debate público sobre alternativas às violências destruidoras e em favor do desenvolvimento justo e sustentável.