Tomaram posse as direções do Arquivo, do Centro de Documentação 25 de Abril, da Biblioteca Geral, da Imprensa e do Museu da Ciência da UC

Cristina Freitas, Manuel Portela, Carlota Simões e Paulo Trincão tomaram posse a 11 de maio, na Sala do Senado da UC.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
11 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Manuel Portela é empossado como Diretor da Biblioteca Geral; Maria Cristina Vieira de Freitas é reconduzida na direção do Arquivo, que passa a acumular com a Direção do Centro de Documentação 25 de Abril; Carlota Simões toma posse como Diretora da Imprensa; e Paulo Trincão é reconduzido como Diretor do Museu da Ciência.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, está confiante de que cada uma destas Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação está "em boas mãos". Entre os maiores desafios para os próximos quatro anos, Amílcar Falcão realça a importância da transição digital, em especial na Imprensa da UC e na Biblioteca Geral da UC. “Estamos cá para trabalhar em conjunto e para encontrar as melhores soluções para a Universidade de Coimbra nas suas diferentes áreas”, reforça o Reitor da UC.

“Estamos contentes, orgulhosos e queremos fazer mais”, garante Paulo Trincão, que inicia agora mais um mandato como diretor do Museu da Ciência da UC. Após recordar as metas alcançadas nos últimos anos, revelou o desejo de “trazer outra vez as crianças ao Museu”. “Acho que as nossas crianças têm no Museu um espaço de imaginário, de curiosidade e de criação fundamental”, defende o diretor. “Quando terminar o mandato queremos deixar um Museu melhor e mais aberto a todos”, concluiu Paulo Trincão.

Eis o que pode fazer:

Carlota Simões assume a posição de diretora da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) num ano repleto de efemérides, a IUC “nasceu há 250 anos e foi refundada há 25”, recorda a responsável. Como objetivos para o futuro, Carlota Simões promete “promover os livros já existentes e trazer os autores para os dar a conhecer ao público”. Sendo a primeira diretora da Imprensa da UC proveniente da área das ciências, Carlota Simões acredita que pode “trazer novos títulos desta área do saber, sem desprestígio das restantes.”

Eis o que pode fazer:

É com “honra e privilegio” que Cristina Freitas mantém a direção do Arquivo e passa a acumular a direção do Centro de Documentação 25 de Abril. “Irei colocar aquilo que sou e que sei, a minha vontade e a minha dedicação ao serviço da Universidade de Coimbra”, garante Cristina Freitas. Consciente do momento que se aproxima, os 50 anos do 25 de abril, e “mesmo não sendo historiadora da história contemporânea”, a nova diretora promete “servir com as melhores competências” o Centro de Documentação 25 de Abril.

Eis o que pode fazer:

Pensar como é que a Biblioteca Geral da UC, “com uma componente patrimonial muito forte”, é capaz de “funcionar num universo em que a Internet é o principal espaço de comunicação” é o grande desafio que Manuel Portela enfrenta como diretor da Biblioteca Geral da UC. Nos próximos quatro anos, o responsável assume como missão “traduzir algumas ideias sobre o lugar do livro e sobre o acesso aberto à informação científica, em função daquilo que é o plano estratégico da UC”. Num futuro próximo, está também prevista a digitalização de parte do espólio guardado na Biblioteca Joanina.

Eis o que pode fazer:

As Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação têm como missão principal, nos termos dos Estatutos da UC, o “apoio às atividades científicas, pedagógicas, culturais, desportivas, sociais e de relação com a comunidade”.

O mandato dos Diretores das UECAF’s da Universidade de Coimbra é de quatro anos, caducando com a cessação do mandato do Reitor.