UC 3MT está de volta para a terceira edição

Candidaturas para a competição "Universidade de Coimbra: 3 Minute-Thesis" estão abertas a partir de 13 de dezembro.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
13 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Brígida Caiado, estudante de doutoramento da FPCEUC, foi a vencedora da 2.ª edição da UC 3MT

© UC | Marta Costa

Na 2.ª edição da UC 3MT, Brígida Caiado apresentou em três minutos a tese "Detetives das Emoções: Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças: estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia do programa em Portugal". Vencedora em 2020 da competição na Universidade de Coimbra (UC) e representante da Universidade na competição internacional organizada pelo Coimbra Group, a estudante de doutoramento da FPCEUC conta que viu o UC 3MT como uma forma de partilhar o "conhecimento que temos e o que é feito nas diferentes áreas da nossa universidade". Para a estudante, a competição serviu ainda para "dar voz não só aos nossos projetos mas também aos nossos centros de investigação e faculdades".

Durante a participação, Brígida Caiado destaca ainda o destaque dado à "importância de comunicarmos os nossos projetos para a comunidade e de fazê-lo de uma forma apelativa e compreensível para quem o possa estar a ouvir, para diminuir o fosso entre a ciência e a comunidade em geral". "A comunidade precisa do que são as nossas investigações mas nós também precisamos da comunidade", garante Brígida Caiado.

"Acho que não é só um concurso", revela ainda Brígida Caiado. De acordo com a estudante de doutoramento da UC, a competição UC 3MT "é uma oportunidade de formação, de treino individualizado de como podemos maximizar o que fazemos. É uma oportunidade de partilha, de networking, de divulgação dos projetos e de aquisição de competências". "Todos os alunos que tenham oportunidade, devem participar. Para mim foi muito gratificante", garante.

Eis o que pode fazer:

"A competição de Tese de Doutoramento em três minutos faz parte de uma aposta estratégica da UC em promover o desenvolvimento de competências transversais de estudantes de doutoramento, tornando-os investigadores e investigadoras de sucesso", garante a Vice-Reitora para a Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas. "Através desta iniciativa, e de muitas outras desenvolvidas no âmbito das Escolas Doutorais da UC, queremos apoiar os nossos e as nossas estudantes a crescerem como comunicadores e a serem capazes de divulgar a ciência que fazem para todos os públicos", acrescenta a responsável.

De acordo com Cláudia Cavadas a competição UC 3MT é um desafio para que possam "abordar o seu trabalho de investigação noutra perspetiva".

As candidaturas estão abertas a partir de 13 de dezembro para todos os estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra.

Todas as informações sobre a competição estão disponíveis em https://ucpages.uc.pt/3mt