UC acolhe 2.º Encontro de História da Ciência no Ensino

Evento reúne investigadores, professores e estudantes com interesse na história e no ensino das mais diversas áreas científicas.

25 maio, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Nos próximos dois dias (26 e 27 de maio), vai realizar-se, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o 2º Encontro de História da Ciência no Ensino (2EHCE).

Com o tema História da Ciência no Ensino do Século XXI, o 2EHCE é uma organização conjunta das Universidades de Coimbra, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro e conta com cerca de 90 participantes.

O encontro, com a sessão de abertura a decorrer às 8h40m de amanhã, reúne investigadores, professores e estudantes com interesse na história e no ensino da Biologia, Geologia, Química, Física e Matemática, assim como das Ciências da Educação, Engenharias, Medicina, Farmácia, Bioquímica, Antropologia, Astronomia, Psicologia, Economia, Sociologia, Ecologia, Biologia Molecular e Nanociências, entre outras, num debate multicentrado e multidisciplinar.

Para além de trabalhos focados no ensino, educação, didática e divulgação das ciências, o 2EHCE procura congregar reflexões e estudos de caráter mais geral, disciplinares ou interdisciplinares, de história da cultura, da técnica e da indústria.

Das cerca de seis dezenas de comunicações que vão ser apresentadas ao longo do encontro, a organização realça «o número apreciável que convoca temas e personagens da história da ciência e da tecnologia portuguesas para o ensino. Das surpreendentes composições das tintas usadas na impressão dos selos portugueses do final do século XIX à redescoberta das coleções dos museus de história natural e gabinetes científicos portugueses, passando pelas biografias das personagens que fizeram a história da ciência em Portugal, há um mundo de história da ciência para explorar no ensino».

«Amato Lusitano, Pedro Nunes, Garcia de Orta, Francisco da Fonseca Benevides, Júlio Henriques, Bernardino Machado, Egas Moniz e António Gião, são alguns dos personagens evocados. Vicente Seabra, um dois mais originais personagens da história da ciência de Portugal e do Brasil do final do século XVIII, cuja vida, ao contrário da sua obra publicada, é mal conhecida, será apresentado numa nova perspetiva», destacam os promotores do 2EHCE .

No decorrer do encontro, será ainda lembrada a memória da Professora Celeste Gomes, do Departamento das Ciências da Terra da FCTUC, que esteve na génese e organização dos encontros anteriores, e do Professor Sebastião Formosinho, do Departamento de Química da FCTUC, que pertenceu à Comissão Científica do Encontro. O programa completo do 2EHCE pode ser consultado em: https://www.uc.pt/fctuc/dquimica/2EHCE/PR.

Nota de imprensa: Cristina Pinto