UC acolhe Entidade para a Transparência

Organismo vai ficar instalado no Colégio de Santa Rita (Palácio dos Grilos) e ter como presidente Ana Raquel Moniz, docente da FDUC

18 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) vai acolher a Entidade para a Transparência (EpT), que vai ficar instalada no Colégio de Santa Rita (Palácio dos Grilos) e ser presidida por Ana Raquel Moniz, Professora Associada da Faculdade de Direito da UC. A informação foi confirmada oficialmente esta terça-feira, dia 17, pelo Tribunal Constitucional (TC).

“Tendo sempre procurado disponibilizar todas as condições necessárias para que tal se viesse a concretizar, foi com satisfação que recebemos a confirmação oficial da instalação da Entidade para a Transparência em Coimbra. Além de saudar a escolha da Universidade de Coimbra – e de um dos espaços do seu edificado reconhecido como Património Mundial pela UNESCO – para acolher a Entidade para a Transparência, não posso deixar de destacar mais uma prova do prestígio da nossa instituição: a escolha da Professora Doutora Ana Raquel Moniz, docente da Faculdade de Direito da UC, como presidente desta Entidade”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

“Foi possível prescindir da solução de arrendamento provisório que o Plenário havia aprovado, uma vez que, graças ao empenho do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra e da sua equipa, se encontra em vias de conclusão a 1.ª fase da renovação e adaptação do Colégio de Santa Rita (Palácio dos Grilos). Logo que recebidos os equipamentos e o mobiliário encomendados, serão disponibilizados espaços adequados de trabalho para os três dirigentes da EpT e mais três funcionários, o que se prevê que ocorra durante o mês de fevereiro”, explica o comunicado oficial do TC, que anuncia também a designação de Ana Raquel Moniz como presidente da EpT (tendo como vogais Mónica Correia e Pedro Miguel Nunes).

“Agradecendo as amáveis palavras do Tribunal Constitucional sobre o empenho com que procurámos criar condições para que a instalação se concretize com a maior celeridade possível, desejamos os maiores sucessos para a Entidade para a Transparência e mantemos total disponibilidade para outras colaborações que venham a revelar-se necessárias e oportunas, no futuro, com este ou com outros organismos do Estado”, conclui o Reitor.