UC aposta em especialização "inovadora" na área da Intervenção em contexto de Emergência e Catástrofe

O curso pretende preparar profissionais de diversas áreas para melhor atuarem em cenários de catástrofe e emergência.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
13 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Numa altura em que as catástrofes, naturais ou não, aumentam em número e em intensidade, a Universidade de Coimbra (UC) lança o Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe. “É uma obrigação nossa, da Universidade, estar sempre presente na criação de ofertas formativas de disseminação de conhecimento”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A formação é relevante “tanto a nível nacional como internacional”, defende Amílcar Falcão, o curso apresentado tem “qualidade, com todos os condimentos ao nível das entidades envolvidas, e numa área de formação fundamental", acrescenta. "Esperamos que (o curso) seja muitas vezes repetido ao longo do tempo porque, infelizmente, as catástrofes vão continuar a acontecer", refere Amílcar Falcão.

A especialização envolve quatro entidades parceiras - Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), Instituto Universitário Militar (IUM), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC) – e procura oferecer uma formação “simultaneamente holística e diferenciadora”, adiantou o Coordenador do Curso no Ramo de Riscos Territoriais, Paulo Nossa.

O curso é dirigido a todos os que habitualmente estão presentes em situações de emergência e catástrofe, como médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, elementos das Forças Armadas, Proteção Civil e jornalistas. Após um percurso comum, no qual se pretende consciencializar os diversos agentes a atuar de forma mais eficaz no terreno, sem colocar em causa os procedimentos de segurança, a formação divide-se em duas especializações: “Riscos territoriais” e “Resposta em saúde”. O curso termina, em ambos os casos, com uma prova final de simulação.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

A multidisciplinariedade e a forte componente prática concebem um “caráter muito inovador” ao curso, considera a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. “É particularmente importante que consigamos preparar da melhor forma os diversos agentes, com perfis diferenciados, para que possam trabalhar em equipas multidisciplinares e que possam, em situações de emergência, encontrar a melhor resposta”, explica.

O Comandante do Instituto Universitário Militar (IUM), Tenente-General António Martins Pereira lembra que, apesar das muitas operações de treino, as Forças Armadas “nunca estão totalmente preparadas” para os cenários de catástrofe. “Quanto melhor for o conhecimento e a informação disponível, melhor serão as condições de resposta”, refere Tenente-General Martins Pereira.

A sessão de apresentação do curso contou também com a presença do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos, que garantiu estarem “reunidas todas as condições necessárias para mais uma parceria bem sucedida”.

O curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe, integrado no projeto Living the Future Academy, recebeu um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. As inscrições estão abertas a partir de 16 de janeiro de 2023.

Sobre o curso:


Nas últimas décadas assistimos ao aumento de frequência de cenários de emergência, muitos dos quais associados à ocorrência de catástrofes naturais ou de causa antrópica. A gravidade crescente de algumas destas situações ocorre no âmbito de alterações ambientais, ou consequência da manifestação de agentes de geodinâmica interna (sismicidade, vulcanismo e eventos correlatos), ou de geodinâmica externa (cheias, inundações, erosão costeira, movimentos de massa, …), ou ainda no âmbito de acidentes tecnológicos.

Em 2020, os desastres atribuídos a riscos naturais afetaram aproximadamente 100 milhões de pessoas, geraram 15.082 óbitos e foram responsáveis por perdas globais estimadas em 180 mil milhões de euros. No espaço da União Europeia, no mesmo ano, o mecanismo de proteção civil europeu foi ativado 102 vezes, o que representa um valor 5 vezes mais elevado do que o ocorrido em 2019.

A Universidade de Coimbra, instituição internacionalmente reconhecida nos domínios da investigação e ensino, atenta aos desafios societais contemporâneos, materializa a sua responsabilidade através da formulação e partilha de conhecimento, treinando e habilitando atores qualificados para atuarem no domínio da educação e preparação para intervenção em emergência e catástrofe, congregando uma equipa multidisciplinar composta por docentes/investigadores de quatro faculdades (Medicina, Letras, Direito e Psicologia).

Para tal, construiu uma oferta formativa pós-graduada e inovadora, envolvendo parcerias estratégicas de excelência (Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar/ Instituto Universitário Militar, CHUC, ALTEC – Associação Lusitana de Trauma e Emergência), capazes de gerarem uma formação qualificada na preparação de equipas/profissionais para intervirem em contexto de catástrofe e emergência. Entre outros, destacam-se como objetivos gerais do Curso: (i) dotar os formandos com capacidade para Identificar prioridades de intervenção em situações de risco, emergência e catástrofe e conhecer a cadeia de atores qualificados; (ii) Promover reflexão crítica sobre procedimentos de segurança e prestação de cuidados disponibilizados em situações de emergência e catástrofe; (iii) Treinar competências diferenciadoras de intervenção, avaliação inicial, estabilização e tratamento de pessoa(s) vítima(s) em cenários emergência e catástrofe.

O Curso agora apresentado, com uma carga teórico-prática de aproximadamente 100h, compreende dois percursos especializados no contexto de atuação em emergência e catástrofe: 1. Resposta em Saúde (com dupla certificação pela UC e pelo Serviço de Formação do CHUC, entidade acreditada na área da formação pelo Ministério da Saúde–ACSS, IP, nos cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) e Equipas de Trauma e ainda, pelo INEM na valência SAV); 2. Riscos territoriais.

O curso irá iniciar-se no final de fevereiro de 2023 para 30 formandos (15 em cada ramo de especialização). As inscrições abrem a partir de 16 de janeiro de 2023.

A formação será apoiada pelo Projeto, liderado pela UC, Living the Future Academy, através do programa de investimento Incentivo Adultos do PRR.

Partilhe